Esta pequena semente é uma grande fonte de vitaminas, em especial a E. Dentro do organismo e, assim, protege as células da ação dos radicais livres – que podem modificar a sua estrutura e trazer uma série de problemas, entre eles o câncer.
Na culinária, o gergelim dá um charme extra a pães e biscoitos. E o coração de quem o consome é que sai lucrando: as sementinhas aumentam os níveis de HDL, o colesterol bom. Minerais como cálcio, ferro e fósforo também não faltam no gergelim. Quem faz dieta, no entanto, deve maneirar o consumo. Ele é extremamente calórico e, em excesso, pode provocar problemas gastrintestinais.
A melhor receita
As sementes são bastante usadas na culinária vegetariana na forma de uma mistura conhecida como gersal.
· 1 colher de sopa de sal;
· 9 colheres de sopa de gergelim;
Modo de preparo:
Bata os ingredientes no liquidificador. As medidas podem variar, desde que seja respeitada a proporção de 1 para 9. A mistura pode ser usada por cima do arroz e para temperar legumes cozidos e saladas.
Saiba mais no programa “Arte na cozinha” , um programa com dicas, curiosidades, receitas, bem-estar e entrevistas – na rádio boas novas AM 660 – de segunda a sexta as 11:00h - com apresentação de Rosângela Souza