Atendendo recomendações do Ministério Público de Rondônia, a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Porto Velho vem reduzindo o número de servidores comissionados nos gabinetes e setores do parlamento e desenvolvendo ações que possam garantir a realização de concurso público. A redução de cargos comissionados, segundo a Mesa Diretora da Câmara, vem sendo feita de forma paulatina.
Conforme relatório do Ministério Público, através da Defesa da Probidade Administrativa, a Casa de Leis de Porto Velho tinha em 2009, 399 servidores e já baixou para 317, uma redução significativa. A Mesa Diretora lembra que por se tratar de um parlamento, a maioria dos assessores dos vereadores ocupa cargo comissionado.
As medidas de contenções de despesas adotadas pela Mesa Diretora resultaram também numa economia significativa e no ano de 2011, a Câmara Municipal devolveu aos cofres do município mais de R$ 659 mil, dinheiro que a Prefeitura usou para atender entidades que fazem ações sociais como Apae, Ama, Família Roseta, Apatox e Irmãs Santa Marcelina.