A Assembleia Legislativa de Rondônia realizou nesta quarta-feira (27.06), sessão solene em comemoração ao vigésimo segundo aniversário de criação e implantação do Colégio Tiradentes, estabelecimento vinculado ao Comando Geral da Polícia Militar. A sessão foi presidida pelo deputado Hermínio Coelho (PSD), também autor do requerimento da homenagem.
Na abertura dos trabalhos, o presidente da ALE, deputado Hermínio Coelho disse ser o Colégio Tiradentes um exemplo e orgulho para a população rondoniense, pela qualidade dos serviços prestados. “Almejamos que este modelo de excelência seja ampliado a todas as demais escolas da rede pública estadual de ensino. Nossa luta é para que todos tenham ensino de qualidade e em ambientes organizados e adequados para esta aprendizagem”, disse ele.
Continuando declarou Hermínio Coelho: “Como bem sabemos, esse colégio é um orgulho e exemplo para a corporação da Polícia Militar e para todos os civis que utilizam seus serviços. O Colégio Tiradentes presta relevantes trabalhos na educação estadual, despontando ainda nas competições esportivas e de lazer. Após a saudação do presidente foi feita uma apresentação do Batalhão de Elite do Colégio Tiradentes.
A mesa diretora dos trabalhos foi composta pelas seguintes autoridades: deputado Hermínio Coelho; coronel Tomazoni, sub-comandante geral da PM; coronel José Carlos, corregedor geral; coronel Fernando Brum, diretor da Polícia Legislativa da ALE; coronel reformado Alcir de Barros, primeiro diretor do Colégio Tiradentes; o coronel Marcos Rocha, atual diretor do Colégio Tiradentes; e o jornalista Julio Olivar, secretário estadual de Educação.
As atividades do Colégio Tiradentes tiveram início em 31 de janeiro de 1991, sendo um órgão de apoio da PM. O colégio atende alunos de nível ensino fundamental e médio, e alunos com necessidades educativas especiais, inclusos em sala comum. Atualmente conta com cerca de 1.500 alunos, divididos em dois turnos.
O sub-comandante geral da PM, coronel Tomazoni discursou durante a solenidade, destacando se tratar de um ato justo, por reverenciar os serviços prestados, o desempenho e o comprometimento de alunos e professores. “Agradeço a esta tão justa homenagem. O comando se sente lisonjeado. Quero ressaltar que o Colégio Tiradentes se destaca basicamente por cumprir rigorosamente dois principais básicos: disciplina e qualidade de ensino. Desta forma vem se destacando a nível estadual e nacional”, declarou.
Na seqüência o primeiro diretor do Colégio Tiradentes e o deputado Hermínio Coelho foram homenageados pela direção do colégio militar, com a entrega de placas de agradecimento. O secretário de Educação, Julio Olivar, disse que em nome do governador Confúcio Moura parabenizava toda a equipe do Colégio Tiradentes. Ele ressaltou a ênfase em preparar os alunos para viverem em sociedade, preparando para o exercício pleno da cidadania.