No período de 2 a 7 de julho, acontece a 4ª Semana do Empreendedor Individual. Em Rondônia, o evento, comemorativo aos três anos de criação do EI no país, terá como foco a sustentabilidade desses pequenos negócios e contará com 8 tendas instaladas em vários pontos do Estado.
Empreendedor individual é o trabalhador por conta própria que ganha no máximo R$ 60 mil por ano no desempenho de atividades como cabeleireiro, costureira, vendedor de roupas, eletricista etc..
Nessas tendas será feita a formalização de novos empreendedores individuais e também a orientação dos atuais EI na resolução de alguma pendência em relação à documentação de seus empreendimentos, mas o foco é a sustentabilidade – iniciativa do Sebrae/RO.
As tendas do empreendedor serão instaladas em Porto Velho – que terá unidades na Praça Marechal Rondon (centro) e na igreja São Tiago Maior (zona leste); em Guajará-Mirim (fronteira com a Bolívia) e nos escritórios regionais em Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal, Pimenta Bueno e Vilhena. Todas oferecerão também oficinas de capacitação dos atuais e dos novos EIs.
Carlos Eduardo Sakagami, técnico do Sebrae/RO, explica que, ao formalizar seu empreendimento, “o EI se habilita a participar de licitações públicas e a financiamentos, além de aposentadoria e/ou licença-maternidade”. Ele explica também que a semana será voltada para a sustentabilidade desses pequenos negócios, “dando todas as informações necessárias para isso”.
Meio ambiente
A sustentabilidade dos pequenos negócios em Rondônia terá na Semana do Empreendedor Individual um adendo especial: cada pessoa atendida receberá uma muda de planta e também um calendário verde. Com ele, o EI poderá mensurar seu impacto de consumo em água e energia e, no final, plantar uma árvore.
Em Rondônia, a Semana do EI tem a parceria do INSS, prefeituras, governo estadual, Caixa Econômica Federal, Banco da Amazônia, Banco do Brasil, Banco do Povo, Junta Comercial, Associações Comerciais e Secretaria de Desenvolvimento Ambiental.