Uma caminhonete Hilux que havia sido encomendada pelo deputado cassado Valter Araújo (PTB-Porto Velho) foi recebida nesta terça-feira (20) pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Hermínio Coelho (PSD-Porto Velho). De início ele pretendia entregar o veículo para o Ministério Público do Estado (MPE), mas foi aconselhado por alguns promotores a ficar com o veículo.
Hermínio Coelho recebeu ameaças durante o processo que resultou na cassação do mandato de Valter Araújo e passou a andar com seguranças, juntamente com sua família. Na ocasião, ele só deixava a Assembleia Legislativa acompanhado por policiais militares.
No momento a situação está mais calma na Assembleia e Hermínio não tem recebido ameaças. Acontece que deputados já acenaram com a possibilidade de instalar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar indícios de envolvimento de assessores do Executivo no desvio de dinheiro do governo do Estado. A situação pode “esquentar” novamente na Casa de Leis, por isso Hermínio foi aconselhado a ficar com o carro.
A investigação da Polícia Federal que resultou na Operação Termópilas mostra que pessoas que ainda ocupam cargos de confiança no Executivo estariam envolvidas no desvio de dinheiro público, através da cobrança de propina para pagamento de processos e assinatura de termos aditivos em contratos.
Esse deverá ser o alvo da CPI que está sendo discutida na Assembleia Legislativa. Os deputados governistas já se posicionaram contra a investigação, mas eles são minoria na Casa.