Após o recebimento da Nota Técnica emitida pelos ministérios da Fazenda e Planejamento na tarde desta ultima quinta-feira (14) a AGU (Advocacia Geral da União) analisa os documentos para emitir finalmente o parecer da transposição dos servidores estaduais para o quadro federal em Rondônia.
Devido ao atraso da entrega da Nota Técnica nada garante que o parecer seja entregue ainda nesta sexta-feira (15) como havia sido prometido no meio da semana aos servidores que estavam em Brasília.
O grande ponto positivo aos servidores que esperam a transposição nessa Nota Técnica envia à AGU é que nela foi informado que a União pagava o funcionalismo público estadual até o ano de 1991, fato que deixou sindicalistas e servidores confiantes em um parecer positivo da AGU no que diz respeito aos funcionários estaduais contratados até 1991 e que também esperam a transposição.
Segundo informações de bastidores a Ministra do Planejamento, Mirian Belchior, já havia garantido aos lideres sindicais que o Governo Federal não irá contrariar o parecer da AGU, se ele for favorável pelo enquadramento de todos, isso irá acontecer.
Até o momento certeza mesmo são os policiais militares, que se tudo certo serão os primeiros no processo da transposição.