Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial visita Seas

Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial visita Seas

Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial visita Seas

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Na última quinta-feira (31) o secretário executivo do Conselho Nacional de Promoção de Igualdade Racial (CNPIR), Sérgio Pedro da Silva, esteve em visita à Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) para debater sobre a política de implantação do Conselho Estadual.
 Durante a reunião o secretário adjunto da Seas, Márcio Felix, falou sobre a estrutura da instituição, que está passando por uma reestruturação para atender todas as demandas executadas pela pasta da assistência social.
“Quando assumimos a pasta no ano passado, vários núcleos da Coordenação de Direitos Humanos, incluindo o núcleo de igualdade racial, estavam desativados, pegamos os núcleos sem nenhum projeto e sem histórico de ações executadas, tivemos que começar do zero”, explicou Márcio Felix.
 O secretário executivo da CNPIR, falou da importância de se criar o Conselho Estadual de Políticas de Promoção de Igualdade Racial para que o estado tenha acesso e seja participativo nos recursos financeiros federais para executar a Política de Igualdade racial. “O objetivo desta visita é debater com o gestor estadual e movimentos sociais a melhor forma de realizar e consagrar a criação do conselho estadual”, destacou Sérgio da Silva. 
Márcio e a chefe do núcleo de igualdade racial da SEAS, Tarciana Costa, definiram com o secretário da CNPIR estratégias para mobilização dos movimentos sociais objetivando trabalhar na articulação para implantação do Conselho Estadual.
“A Seas já está se articulando para mobilizar os movimentos sociais. Em agosto vamos realizar o I Encontro Estadual de Direitos Humanos, onde haverá uma mesa para debater a Igualdade Racial e outra para discutir a criação dos conselhos. Estamos em fase de elaboração do projeto para o Encontro de Igualdade Racial, visando mobilizar os movimentos sociais e a partir deste encontro criar o conselho estadual”, frisa Tarciana Costa.
“Temos que partir do conceito de criar um conselho enxuto, onde seus membros sejam efetivamente participativos, para que o conselho realmente funcione, e nesse sentido a Seas dará o total apoio”, completou Márcio Felix.
Participaram da reunião os representantes de movimentos sociais, Sacerdotisa YaKolecy Marilene Monteiro, do Centro Nacional de Africanidade e Resistência Afro Brasileira (CENARAB), Roberval Roberto Amorim, da Coordenação Nacional de Entidades Negras (CONEN) e o professor Francisco Chagas, membro do CNPIR.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS