Soldados da Borracha irão receber condecoração no Centenário da Estrada de Ferro

Soldados da Borracha irão receber condecoração no Centenário da Estrada de Ferro

Soldados da Borracha irão receber condecoração no Centenário da Estrada de Ferro

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Assembléia Legislativa de Rondônia vai realizar nesta quarta-feira (6 de junho às 9 horas), sessão solene comemorativa ao Centenário da Estrada de Ferro Madeira Mamoré. No ato, dois soldados da borracha estarão recebendo a mais alta condecoração do Poder Legislativo. Ao contrário das concessões anteriores, os homenageados são pessoas oriundas das bases populares. 
 
O sofrimento na selva amazônica e os desafios para construir duas grandes obras. Os nordestinos, recrutado para extrair o látex para os pneus dos veículos de guerra dos aliados e os trabalhadores de 50 nacionalidades, trazidos para construir a Estrada de Ferro Madeira Mamoré. Em comum, brasileiros heróis de guerra, mesmo distante dos frontes de batalha.
 
A guerra mais violenta foi na inóspita Selva Amazônica. “São estes os verdadeiros soldados aos quais a Assembléia Legislativa presta homenagens”, declarou o presidente da ALE.
Desta forma, estarão sendo agraciados com o título de Cidadão Honorário do Estado de Rondônia, os soldados da borracha – Antônio Barbosa da Silva (88 anos) e José Romão Grande (89 anos).
 
 Os dois iniciaram suas atividades em 1942. Os projetos foram apresentados pelo deputado Hermínio Coelho (PSD) e aprovados por unanimidade dos parlamentares presentes na sessão plenária. 
 
Após a sessão solene comemorativa ao Centenário da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, ocorrerá uma audiência pública, quando serão apreciadas as reivindicações dos soldados da borracha, e em seguida, deverá ser elaborada uma carta a ser encaminhada às autoridades federais. Para o evento serão convidados os ferroviários e seus familiares, e entidades ligadas ao setor cultural e histórico rondoniense.
 
De acordo com o deputado Hermínio Coelho a Estrada de Ferro Madeira Mamoré nossa riqueza cultural, e neste sentido, a Assembleia Legislativa como Casa do Povo, deve no ano em que se comemora o seu centenário, dar destaque a epopéia de sua construção e os exemplos destes heróicos desbravadores - os ferroviários.
 
 “A Estrada de Ferro Madeirá Mamoré inquestionavelmente é o maior patrimônio cultural do Estado de Rondônia, e para todos os rondonienses e rondonianos (os nossos irmãos imigrantes), este empreendimento é símbolo de empreendedorismo, da persistência, resistência, e coragem, requisitos estes que levaram a superação das adversidades”, destacou o parlamentar.
 
Ao concluir, declarou o deputado Hermínio Coelho: “Agora este importante patrimônio continua dependendo de ação concreta de gestão pública visando sua revitalização e preservação. Assim sendo, é que por intermédio desta sessão solene, se pretende render as devidas homenagens a estes heróicos e bravos ferroviários e soldados da borracha”.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS