A prefeitura de Porto Velho, representada por várias secretarias do município, participou nesta sexta-feira, 1º de junho, da criação do 1º Fórum Estadual de Lixo e Cidadania da Região Norte. A reunião para criação do Fórum, que faz parte da agenda do “8 Dias de Ativismo”, também vai acontecer em nove capitais da região norte tendo Porto Velho como a primeira capital a deliberar sobre a comissão que irá compor esta importante ferramenta para a viabilização de inclusão social e econômica dos catadores de materiais recicláveis.
Esta é a segunda reunião que acontece em Porto velho com a participação das secretarias municipais de Meio Ambiente (Sema), Assistência Social (Semas), Educação (Semed), Serviços Básicos (Semusb) e Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo (Semdestur), e ainda de secretarias do Estado ligadas ao tema e ainda Procuradoria Regional do Trabalho, Eletrobrás e a Eletronorte que na primeira reunião apresentou o projeto Reciclanorte.
Segundo o secretário adjunto de Meio Ambiente, Flávio Morais, Porto Velho já está em andamento uma série de ações que estão previstas na Lei federal nº 12.305/2010, que institui a destinação correta para resíduos. “Já estamos com a implantação do aterro sanitário em andamento assim como a coleta seletiva, galpão de triagem de materiais recicláveis e usina de compostagem”, diz o secretário.
Egmar Filgueira, coordenadora do projeto Reciclanorte, diz que são 24 entidades participando deste projeto que vem resgatando a dignidade e cidadania dos catadores de toda a região. “Cada entidade e secretaria terá papel fundamental para o bom andamento do projeto assim como a criação e viabilidade do fórum”, diz a coordenadora.
“A Semdestur já vem algum tempo trabalhando com os catadores da capital, disponibilizamos a eles cursos de formação e capacitação, viabilização de logística, elaboração de projetos e captação de recursos, por isso é de suma importância para nós a criação do Fórum Estadual de Lixo e Cidadania da Região Norte”, diz Fabio Macedo, coordenador da Semdestur.
O projeto Reciclanorte tem o objetivo de promover a inclu8são social e produtiva dos catadores de materiais recicláveis da Amazônia Legal de forma sustentável através de uma gestão compartilhada.
Fórum Estadual
O fórum tem o objetivo de organizar a cadeia produtiva dos resíduos, promover a inclusão social dos catadores e garantir os direitos desta classe.
Por Edina Silva
Fotos Quintela