Representantes de diversos órgãos ligados à fiscalização de trânsito estiveram reunidos na quarta-feira, dia 30 de maio, na sede do Ministério Público de Rondônia, em Porto Velho, para discutir assuntos relativos ao projeto “Trânsito Seguro”, criado pelo Centro de Apoio Operacional Criminal (CAOP-Criminal).
A reunião foi coordenada pelo diretor do CAOP-Criminal, Promotor de Justiça Francisco Esmone Teixeira, e contou com a participação da diretora do Centro de Apoio da Infância e Juventude (CAOP_INF), Promotora de Justiça Tânia Garcia, e representantes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Detran, Secretaria Municipal de Trânsito, Delegacia Especializada de Delitos de Trânsito (DEDT) e Companhia Independente de Trânsito da Polícia Militar de Rondônia.
Na reunião, os participantes deliberaram sobre a necessidade de repasse da competência da Avenida Jorge Teixeira do governo federal para o município, uma vez que os integrantes dos órgãos federais, estaduais e municipais são unânimes em afirmar, que deste modo, poderia ser realizada fiscalização mais eficiente da via, o que implicaria a redução dos índices de acidentes de trânsito em Porto Velho.
De acordo com o inspetor da Polícia Rodoviária Federal em Rondônia, João Bosco Ribeiro da Silveira, somente no perímetro da Avenida Jorge Teixeira ocorrem, em média, 900 acidentes por ano, enquanto na regional inteira sob responsabilidade da Superintendência da PF ocorrem em torno de quatro mil acidentes/ano.
Ele informou ainda que a PRF tem um projeto em convênio com a Semtran com objetivo de reduzir o número de acidentes no perímetro urbano federal na capital, no caso a Avenida Jorge Teixeira.
O Promotor de Justiça Francisco Esmone Teixeira solicitou providências urgentes da Semtran com relação à Avenida Jorge Teixeira, uma vez que o diminuto efetivo da PRF não tem condições de atender a demanda da via. Sugeriu também ao Detran que realize convênio com a DEDT para melhoria das instalações da Delegacia. Propôs ainda uma reunião entre os delegados da DEDT e o comando da Companhia de Trânsito para que se chegue a um consenso que solucione o problema dos plantões.
Também foi deliberada na reunião uma visita dos representantes de diversos órgãos de Trânsito e os Promotores de Justiça presentes à sede da Semtran, nesta sexta-feira, às 9 horas, para que conheçam os novos equipamentos eletrônicos de controle de tráfego recentemente adquiridos.
Entre outros pontos discutidos na reunião estiveram o projeto para estruturação de uma nova Escola de Educação de Trânsito para os estudantes e os projetos de educação de trânsito desenvolvido pelo Detran, dentre outros.