O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia informou nesta quinta-feira que vai realizar dois plebiscitos no mesmo dia do primeiro turno das eleições municipais deste ano. Eleitores de quatro cidades poderão participar, e responder 'sim' ou 'não' depois de escolher o prefeito e o vereador.
Em Jaru e Governador Jorge Teixeira, a consulta é sobre a criação de um terceiro município, Tarilândia, que passaria a existir com o desmembramento de terras daquelas cidades. Em Nova Brasilândia do Oeste e Castanheiras, a consulta é sobre incorporar uma área daquela cidade à desta última.
A criação de Tarilândia e a incorporação da área por Castanheiras serão consideradas aprovadas pela população se conseguirem maioria simples de votos "sim". Assim como nas eleições municipais, podem participar do plebiscito os eleitores inscritos regularmente até 9 de maio.
Depois de escolher o candidato a prefeito e o candidato a vereador, o eleitor verá a opção do plebiscito na tela da urna eletrônica. Se for a favor, deverá digitar 66, que corresponde a "sim"; se for contra, deve apertar 77, que corresponde a "não". Quaisquer outros números serão entendidos como voto nulo, e os que apertarem o botão "Branco" da urna terão os votos contados como brancos.