Começa amanhã, 31 de maio, o “I Seminário Internacional sobre Estudos Amazônicos: Estudos e Pesquisas Interdisciplinares Integrando Nações, Povos e Culturas” promovido pelo Centro de Documentação e Estudos Avançados sobre Memória e Patrimônio de Rondônia (CDEAMPRO), do Departamento Acadêmico de História da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). O evento é em parceria com a Universidade Pablo de Olavide (UPO) da Espanha.
Entre os objetivos do Seminário está o debate sobre as pesquisas e estudos realizados na área das ciências humanas na Amazônia a partir da perspectiva de várias instituições e pesquisadores convidados e como proposta a constituição e consolidação de uma rede interdisciplinar de pesquisadores e estudiosos baseados num Centro de Estudos Amazônicos (CEA), que deverá congregar e apoiar iniciativas científicas voltadas para a produção do conhecimento na região amazônica.
Além da UNIR e da UPO, haverá palestrantes de outras instituições de ensino Universidade Federal do Acre (UFAC), Universidade de Cusco (Peru), Universidade de Quito (Equador), Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Universidade de Murcia (Espanha) também participam.
O Seminário Internacional sobre Estudos Amazônicos acontece até sábado, dia 2 de junho, no auditório da UNIR-Centro.