Doação de sangue é um dos destaques no Dia do Desafio

Doação de sangue é um dos destaques no Dia do Desafio

Doação de sangue é um dos destaques no Dia do Desafio

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 

Enquanto centenas de pessoas se exercitavam em frente à prefeitura de Porto Velho, no Dia do Desafio, outras dezenas aceitavam o desafio feito pela coordenadora do evento, a primeira-dama, Lucilene Peixoto, em doar sangue. Uma grande estrutura foi montada em duas salas no primeiro piso do Palácio Tancredo Neves, de forma que fosse possível fazer a triagem e coleta de sangue.  “Enquanto muitos estão lá fora malhando, tem gente dentro do Gabinete, doando vida”, afirma Lucilene.

 Keylane Carvalho, 24, foi a primeira na fila para realizar o ato de amor. “Gosto de doar sangue. Tenho essa prática há muito tempo. A primeira vez que doei demorou muito, acho que por causa do nervosismo, mas da segunda pra frente foi rapidinho. Quero pedir a todos os que têm condições que doem sangue”, recomendou.
 
Lucilene Peixoto observa que a doação de sangue deve ser um hábito, pois é um ato de solidariedade que ajuda a salvar vidas. “ Faça esse desafio pelo menos umas três vezes ao ano, isso pode salvar muitas vidas”, disse ela.
 
Cássia Azevedo, Assistente Social da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron) explica que a quantidade de sangue retirada não afeta a saúde do doador, pois a recuperação é imediata. Ela conta que na hora de doar todos passam por uma entrevista, uma triagem, que identifica se existe algo que possa impedir o ato.
 
“As condições básicas para a doação é que o doador se sinta com saúde; apresente documento com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional; ter entre 18 anos e 65 anos e pesar acima de 50 quilos. Também recomendamos que nunca o faça em jejum; devem ter repouso mínimo de seis horas na noite anterior, não ingerir bebidas alcoólicas”, disse.
 
Cássia Azevedo disse que o serviço de doação pode ser solicitado bastado ligar para os números 3216 2204 ou 3216 2234. “É necessário que oficializem a solicitação com um documento constando data, horário e local. Este serviço é bastante requisitado por empresas, e associações, faculdades e Igrejas e a Fhemeron depende dessas parcerias para fazer muitas coletas”, conta.
 
Medula óssea
 
Além disso, Cássia ressaltou a necessidade da sociedade ser também doadora de medula óssea. “A medula é um tecido gelatinoso localizado dentro dos ossos, principalmente da cabeça e bacia, é popularmente conhecido como Tutano. Ele funciona como fábrica de sangue e produtor de células tronco. Esta é uma ação solidária de incentiva a captação de doadores de medula óssea. A campanha deste ano é: ‘Quem disse que você não pode salvar vidas’”, acrescentou.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS