A Assembleia Legislativa definiu no final da manhã desta quarta-feira (30), em sessão especial, os cinco nomes que integram a Nova Mesa Diretora, juntando-se ao presidente Hermínio Coelho (PSD), que assumiu a titularidade com a cassação do mandato do ex-presidente Valter Araújo (PTB).
Integram a nova Mesa, eleitos com maioria absoluta dos votos, os deputados Maurão de Carvalho (PP), 1º vice-presidente, Lorival Amorim (PMN), 2º vice-presidente, José Lebrão (PTN), 1º secretário, Glaucione Rodrigues (PSDC), 2º secretária, Marcelino Tenório (PRP), 3º secretário e Valdivino Tucura (PRP), 4º secretário.
A votação foi nominal e aberta e ao final os deputados foram declarados eleitos e empossados. Maurão de Carvalho foi eleito com 19 votos favoráveis, quatro abstenções e uma ausência. Todos os demais concorrentes receberam 18 votos favoráveis.
Houve apenas um candidato por cada cargo, após entendimento entre os líderes de bancada.
Presidente Hermínio enaltece a forma como foram eleitos os novos membros da Mesa Diretora
A forma como foram eleitos os novos membros da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa para completar o mandato até 31 de janeiro de 2013, foi enaltecida pelo presidente Hermínio Coelho (PSD), em coletiva de imprensa, na manhã desta quarta-feira (30). “A apresentação de candidatura única para cada cargo da Mesa comprova que o objetivo é recuperar a imagem do Parlamento que tem muito a oferecer para a população e o Estado”, disse.
O fato de existir deputados aliados e não aliados ao Governo não pesou em nada na composição da nova Mesa diretora. O presidente Hermínio Coelho ressaltou que “de forma democrática, depois de reuniões entre os parlamentares, houve consenso e a comprovação da vontade de todos em favor da reorganização do Poder Legislativo. “Cada um tem a sua convicção político-partidário. Todos sabem disso. Mas ficou demonstrada que há preocupação com a Assembleia. O objetivo é amplo e de pensamento no coletivo”, comentou Hermínio.
Sobre a votação dos novos integrantes da Mesa, onde os que renunciaram aos cargos na semana passada se abstiveram de votar, Hermínio Coelho deixou claro que a opção foi de cada um. “Uma Casa democrática age assim. As opções de cada membro são respeitadas porque todos chegaram aqui através do voto. O que ficou evidenciado é de que o propósito agora foi de preencher os cargos que estavam vagos para melhorar mais as ações da Mesa, que estava sob o comando do presidente e do segundo vice-presidente”, destacou o presidente da Assembleia Legislativa.
A nova Mesa Diretora está composta por Hermínio Coelho (PSD) – presidente; Maurão de Carvalho (PP) - 1º vice-presidente; Lorival Amorim (PMN) - 2º vice-presidente, Eurípedes Lebrão (PTN) - 1º secretário; Glaucione Rodrigues (PSDC) - 2º secretária, Marcelino Tenório (PRP) - 3º secretário e Valdivino Tucura (PRP) - 4º secretário. O mandato desta Mesa vai até 31 de janeiro de 2013.