Ponta do Abunã mostra potencial agro ecológico

Ponta do Abunã mostra potencial agro ecológico

Ponta do Abunã mostra potencial agro ecológico

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A contar do último final de semana, as comunidades dos distritos de Extrema e Vista Alegre do Abunã, na região de Porto Velho, podem adquirir para consumo hortaliças e demais produtos agrícolas ecologicamente corretos.
Isso quer dizer que a produção é mantida sem agrotóxico, apenas com biofertilizantes e bioinseticidas gerados na própria lavoura.
A feira reúne, nos dois distritos, 16 pequenos produtores rurais que utilizam a tecnologia Pais [Programa Agroecológico Integrado e Sustentável], desenvolvida pela prefeitura de Porto Velho, Secretaria Municipal de Agricultura, Emater, Fundação Banco do Brasil e Sebrae.
Segundo a secretária-adjunta de Agricultura de Porto Velho, Clarisse Braga, as feiras têm dois objetivos básicos: “garantir a segurança alimentar aos produtores participantes do Pais e comercializar o excedente da produção, contribuindo para a formação de uma consciência de se consumir alimentos livres de agrotóxicos”.
Clarisse reforça sua tese informando que “quem comercializa essas hortaliças é quem as produz, eliminando o atravessador e garantindo que tudo é livre de agrotóxicos”.
“O objetivo da prefeitura e dos parceiros da tecnologia Pais é que se consiga a certificação da produção, de sua origem e todos os processos de cultivo”, diz Hildebrando Júnior, coordenador das feiras. “As feiras fazem parte de um esforço para fazer frente aos altos índices de agrotóxicos existentes no país”, reforça a coordenadora do Pais na Semagric, Laís Mary Lisboa de Lima Carvalho.
Mudança de cultura
Apesar da chuva registrada na região da Ponta do Abunã, onde ficam Vista Alegre do Abunã e Extrema, os resultados das respectivas feiras foram considerados muito bons. Toda a produção foi vendida, apesar da chuva registrada na região. Para a Semagric, o fundamental é que as mais de 60 famílias atendidas pela tecnologia Pais deixaram a lavoura convenciona porque acreditam contribuir para sua melhor qualidade de vida e também da população.
Ponta do Abunã é uma região que se destaca na tecnologia Pais em função da conscientização de seus produtores, produtividade e também a qualidade de solo. Diante disso, seus produtores começam a colher os frutos depois da capacitação, inclusive, de mercado.
Integram a parceria do projeto Pais a prefeitura de Porto Velho, a Secretaria Municipal de Agricultura, o Sebrae, a Emater e a Fundação Banco do Brasil
Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS