O Sebrae em Rondônia capacitou, na segunda quinzena de abril, em empreendedorismo 20 pequenos agricultores de Estrela de Rondônia, distrito de Presidente Médici, região central de Rondônia, com o tema gestão de propriedade de fruticultura.
A capacitação foi uma solicitação da prefeitura de Presidente Médici para implantar e desenvolver a cultura empreendedora desse grupo produtor, organizado em associações, através do projeto Agronegócio da Região Central de Rondônia.
Estrela de Rondônia é um maior produtor estadual de maracujá, mas tem expressiva produção em outras culturas, a exemplo da goiaba, de abacaxi e de pimenta biquinho etc..
O curso teve o apoio e a parceria da prefeitura e do escritório local da Emater em Presidente Médici. Durante a capacitação, os produtores receberam o consultor Victor Paiva informações específicas sobre gestão da propriedade rural – administração, balanço patrimonial da empresa, custos de produção, controles financeiros, contas a pagar e a receber, controle de produção e de vendas e pedidos.
Segundo Sebastião Oliveira, técnico do Sebrae e gestor do Projeto Agronegócio da Região Central, “o desafio, ao longo dos quatro anos de duração do projeto, é profissionalizar a gestão das propriedades e empresas voltadas para o agronegócio para aumentar a competitividade e ganhar mercados”.
O gerente do escritório local da Emater, Mauricio Silva, agradeceu a parceria do Sebrae porque os agricultores “estavam produzindo sem conhecimento de gestão de propriedade, e que, a partir de agora aplicando os conhecimentos adquiridos, poderão conduzir a propriedade como uma empresa rural”.
Fábio Mocelin, o secretário de Agricultura de Presidente Médici, em nome do prefeito José Ribeiro, falou da importância da capacitação dos produtores e defendeu o estreitamento de parceria, principalmente entre o município e o Sebrae.
Parceiros
São Parceiros do Projeto Agronegócio da Região Central de RO Emater, Senar, Seagri, Sedes, as prefeituras municipais e entidades de produtores.