A quem não acredita que no século XXI ainda haja ditadura isto acontece no município de Costa Marques A greve dos professores municipais que já duram 6 dias e que a mais de 2 meses o Sindicato da classe vem tentando negociações com o poder executivo pois os professores sentem –se lesados com seus vencimento em relação ao piso nacional conforme a lei 11738/2008 e a lei municipal 500/2009.
A prefeita municipal Jaqueline Goes ( PR) desde de 2008 não cumpre o piso salarial do professor e agora com o novo piso salarial não pagou o retroativo dos professores desde janeiro deste ano . e num tom ditador não aceita nenhuma negociação e para substituir s professores colocam em sala de aulas algumas pessoas sem a mínima habilitação para exercer as funções , como amigos da escola , merendeiro, e outros pois a preocupação da prefeita não é na qualidade de ensino e sim tapear os pais dizendo que as aulas estão acontecendo .
Em conversa com um pai de aluno ele disse que o filho dele na 8º série esta construindo números de 0 a 500 e que não vai mandar o filho a escola.
Mediante a isto o sindicato da classe representou ao ministério Público sobre tal fato impetrou no Tribunal de justiça um mandato de segurança requerendo individualmente a folha de pagamento dos servidores da educação do município assim como emergenciais e cargos comissionados que foi deferido pelo magistrado porque entendeu que a greve é legal e é um instrumento para as negociações .
Os professores mesmo vivendo este pesadelo agradecem ao vereadores pelo apoio a classe e que acreditam que este poder é que criam e regem as leis do pais e que
Num brilhante ato pátrio os professores preocupados com os prejuizos a educação pedem ao executivo que desarme os espíritos e venham para as negociações no intuito de resolver e entrar em comum acordo para que não haja prejuízo ao ano letivo .