O povo quer respostas - Por Valdemir Caldas
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Por mais que se esforce o deputado Eurípedes Lebrão (PTN) para tentar convencer a população de que a Comissão Parlamentar Processante, criada pela Assembléia Legislativa de Rondônia, para investigar o suposto pagamento de propina a parlamentares, não acabará em pizza gigante, ninguém acredita, à exceção, é claro, do próprio Lebrão. Prova disso é que o deputado Ribamar Araújo (que é Corregedor-Geral da ALE) pulou fora do barco, alegando que não acreditava na seriedade da Comissão.
O pensamento de Araújo reflete o da maioria da população. Assim como os envolvidos nos escândalos das passagens áreas e da folha de pagamento paralela estão livres, leves e soltos, debochando da Justiça e da sociedade, o mesmo acontecerá com aqueles que foram apanhados na Operação Termópilas da Polícia Federal. Querer incutir na cabeça da população de que a ALE vai cortar na própria carne, castigando, exemplarmente, os que se teriam avançado contra o patrimônio público, é conversa mole.
A deputada Epifânia Barbosa (PT) já foi à Polícia Federal e confirmou o pagamento de propina a parlamentares. O mesmo aconteceu com a deputada Ana Lúcia Dermani de Aguiar (PT do B), mas conhecida como Ana da Oito. Apesar de todas as evidências de houve quebra de decoro, a Comissão continua singrando as águas calmas do corporativismo, do “deixa-como-está-para-ver-como-vai-ficar”, consciente de que a população tem memória curta e logo se esquecerá do episódio.
Até o presidente em exercício da ALE, José Hermínio Coelho (PSD), que sempre foi dado a falar pelos cotovelos e, no início, andou puxando as orelhas dos membros da Comissão, cobrando-lhes mais celeridade no desenrolar dos trabalhos, fechou-se em copas, não falou mais uma vírgula sobre o assunto, principalmente depois que Ribamar Araújo afirmou que colegas teriam ficado hospedados em um hotel de Manaus, dias antes da eleição de Valter Araújo para a mesa diretora. Aí um silêncio sepulcral invadiu os corredores e gabinetes da Casa.
Não se duvida das boas intenções do deputado Lebrão, no sentido de esclarecer as denúncias contra colegas seus, mas não é essa a impressão que a Comissão que ele preside tem passado à sociedade, que clama por justiça. Por isso, em vez de tentar impressionar incautos com arroubos demagógicos e rompantes de moralidade, o deputado deveria exigir de seus pares mais celeridade na conclusão dos trabalhos.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!