Confúcio Moura recebe embaixador da Bélgica no Brasil

Confúcio Moura recebe embaixador da Bélgica no Brasil

Confúcio Moura recebe embaixador da Bélgica no Brasil

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 

O embaixador da Bélgica no Brasil, Claude Mission, visitou o governador Confúcio Moura na quinta-feira (26), num encontro protocolar para estreitar laços comerciais, de amizade e difundir a possibilidade de intercâmbio de servidores ao Reino da Bélgica.

A conversa entre Moura e Mission durou uma hora e meia. O governador fez um breve resumo das características que deram origem a Rondônia e falou do atual momento. “Para chegarmos ao que somos hoje, precisamos intercalar vários momentos. Assim surgiu a miscigenação populacional que culminou na cultura de hábitos. Nossa economia passa por uma situação ótima. Todos os setores se destacam”, disse.
O governador destacou que apesar dos esforços de governos passados, Rondônia esbarra em um dever que foi esquecido pelos governos anteriores: a educação e o setor social. Outro ponto importante sobre o comércio econômico rondoniense levado ao conhecimento do embaixador belga por Confúcio Moura diz respeito à malha hidroviária, que no mês de março, foi tema de estudo e pesquisa pela direção do Porto de Porto Velho (SOPH).
“Existem trechos na calha do Rio Madeira sem a possibilidade para navegação. Este estudo elaborado pela SOPH vem justamente evidenciar quais possibilidades e maneiras devemos tomar para reverter um estado natural do meio ambiente, mas que nos causa prejuízos econômicos”.
Confúcio Moura também esclareceu o mapa geográfico comercial que coloca Rondônia como um Estado central e de vital importância para a economia de transporte do Brasil. “Estamos aguardando a chegada da Ferrovia Norte-Sul que já está próxima a Vilhena. Somos porta para a passagem de produtos para os estados do Norte e além de ser saída internacional pela rodovia do Pacífico que liga o país ao porto de Ilo no Peru. Somos o que podemos classificar de um Estado invejado”.
Claude Mission presenteou o governador com a possibilidade de enviar funcionários do governo para intercambio na Bélgica. O curso na área de portos terá a duração de quatro semanas.
Bélgica X Brasil
Atualmente o governo brasileiro tem feito acordos com os belgas para pesquisas na área da microeletrônica, nanotecnologia, biotecnologia, energia nuclear e espacial, além das ciências humanas e sociais. A Bélgica é o 10° destino das exportações brasileiras, estando atrás de outros países europeus como Holanda, Alemanha, França, Itália e Espanha. Os principais produtos exportados pelo Brasil para a Bélgica são suco de laranja, minério de ferro e pasta de madeira.
O saldo da balança comercial entre o Brasil e a Bélgica tem estado sempre favorável ao Brasil (US$ 4,4 bilhões em 2008). A pauta das exportações brasileiras é composta de aproximadamente 30% dos produtos básicos e 70% de industrializados. Além da Bélgica ser um forte aliado comercial do Brasil, ela também funciona como porta de entrada para a União Europeia, dada a sua posição estratégica no continente e a sua excelente infraestrutura.
“Brasil e a Bélgica nasceram na mesma década. Desde a independência os dois países se reconheceram mutuamente mantendo excelentes relações bilaterais. Nossos tamanhos não se comparam já que o Brasil tem 279 vezes o tamanho da Bélgica, mas a posição estratégica e as forças complementares permitem relações respeitosas e dinâmicas”, completa o embaixador
Bélgica
Localizada no oeste europeu, a Bélgica tem uma área de 30.528 quilômetros quadrados e uma população de cerca de 10,7 milhões de habitantes. O país é o lar de dois principais grupos linguísticos: os flamengos, falantes do holandês, e os valões, que falam francês, além de um pequeno grupo de pessoas que falam a língua alemã.
O Reino da Bélgica, nome oficial do País, é uma monarquia parlamentarista com Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) elevado e uma economia baseada na produção agrícola, pecuária, mineração e indústria, principalmente metalúrgica, máquinas, equipamentos eletro-eletrônicos, química e alimentícia.
O comércio entre Brasil e Bélgica cresce de forma contínua. O Brasil exporta para o país europeu commodities, além de produtos minerais e metais, e importa de lá produtos químicos e vegetais, vacinas, plásticos, material de transporte, metais, máquinas e malte, entre outros.
No que diz respeito à importância dos investimentos belgas no Brasil, podemos citar a Sobraer, a Tractebel (agora Suez), a Belgo Mineira, a Parafix, a Katoen Natie, a Solvay, entre outros. Ao final do encontro o governador Confúcio Moura presenteou o embaixador da Bélgica no Brasil com um livro que conta a saga da construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré (EFMM).
De retribuição o cônsul belga deu ao governador um livro que ilustra a história da Bélgica. Claude Mission fica no Estado até o domingo (29) onde cumpre agenda de encontros com autoridades e empresários. Participou do encontro o superintendente Estadual de Turismo (Setur) Basílio Leandro
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS