O novo superintendente do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), Alberto Chaves Paraguassú, fez na manhã desta quinta-feira (26), uma visita de cortesia à secretária de Estado do Desenvolvimento Ambiental, Nanci Maria Rodrigues, quando conversaram sobre a atuação dos dois órgãos ambientais, dos trabalhos e das parcerias em operações conjuntas.
A titular da Sedam relatou as primeiras ações da secretaria com o Ibama, que iniciaram com a implantação do DOF (Documento de Origem Florestal), nos primeiros quatro meses de governo; e depois foi realizada uma inspeção industrial nas madeireiras, objetivando coibir a existência de empresas virtuais.
Ela pediu do superintendente do Ibama a retomada das discussões e a resolução das pendências entre a Sedam e o órgão federal, principalmente em relação ao DOF.
Alberto Paraguassú disse que será fortalecido o Sisnama (Sistema Nacional de Meio Ambiente) que congrega órgãos públicos das esferas federal, estadual e municipal; está formando um grupo técnico interdisciplinar para dar suporte necessário ao Estado; e garantiu de imediato retomar as parcerias e as cooperações técnicas com a Sedam.
Ele falou que assumiu a Superintendência do Ibama com a missão de promover a gestão compartilhada das ações ambientais de Rondônia.
Participaram da visita na Sedam os técnicos da Superintendência do Ibama, Luiz Alberto Catanhede, Joãoel Veríssimo de Souza e Melissa Claros.