Para conter o desmatamento, o comércio clandestino da madeira ilícita e o transporte irregular de produtos e sub-produtos florestais, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) está com a operação “Abril Verde”.
Nesta terça-feira (24) fiscais ambientais do Escritório Regional de Gestão Ambiental de Vilhena realizaram apreensão de dois caminhões carregados de madeira em Chupinguaia.
Conforme explicou o diretor da ERGA de Vilhena, Luiz Silva Gomes, um dos caminhões estava transportando lenha sem o DOF (Documento de Origem Florestal) e o outro estava com divergências nas essências e na documentação. A apreensão contou com o apoio dos policiais do Batalhão Ambiental (BPA). “A operação ‘Abril Verde’ segue até sábado (28) com levantamento de pátio em algumas serrarias, averiguação de denúncias de extração ilegal de madeira e monitoramento das atividades que estão sendo realizadas na região”, garantiu Luiz Gomes.
Para o coordenador de Proteção e Fiscalização Ambiental da Sedam, Lucindo Martins, as atividades fazem parte do cronograma da Sedam de combate e controle do desmatamento em Rondônia.