Jovens são incentivados a reforçar doação de sangue

Jovens são incentivados a reforçar doação de sangue

Jovens são incentivados a reforçar doação de sangue

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 

Depois de iniciar projeto piloto em setembro do ano no Instituto Carmela Dutra, em Porto Velho, com a proposta de aumentar a quantidade de bolsas de sangue na Fundação de Hematologia de Rondônia (Fhemeron), o governo do Estado realizou nesta quarta-feira (25) o lançamento do projeto “Jovem Sangue Bom em Parceria com a Vida”, na Escola Estadual de Ensino Médio João Bento da Costa.

A iniciativa, que tem como base a Lei 1.353, de 13 de junho de 2011, do Ministério da Saúde, visa incentivar jovens de 16 e 17 anos ao ato da doação de sangue, o que deverá ser feito mediante assinatura de termo de consentimento dos pais, que são informados sobre todos os procedimentos necessários antes da doação, como por exemplo, a realização de exames clínicos e sorológicos, cujo resultado é entregue ao doador.
De acordo com a assistente social, Maria Luiza, responsável pelo setor de captação, a Fhemeron necessita, diariamente, de pelo menos 100 bolsas, mas em média são coletadas de 60 a 70, o que deixa em estado de alerta a instituição responsável pelo fornecimento de sangue para todas as unidades de saúde de Rondônia.
Ainda na ocasião, o governo entregou três veículos modelo Uno para atender às Unidades de Coleta de Transfusão (UCT) dos municípios de Ariquemes, Guajará-Mirim e Vilhena, além de um microônibus para a Fundação transportar os alunos doadores da capital. Após a solenidade de lançamento, 27 jovens foram levados à Fundação, entre eles William Patrick e Ingrid Fridryscervski, que têm 16 anos e cursam o 2º ano.
Eles decidiram doar motivados pelas ações que antecederam o evento na escola, quando a equipe da Fhemeron falou da importância do ato para salvar vidas. “Graças a Deus ninguém precisou na minha família, mas sei que muitos precisam, por isso me motivei a doar voluntariamente”, disse Patrick.
Para Gabriela Rabelo, 16 anos, do 3º ano, o projeto antecipou a concretização de sua doação, pois ela tinha interesse e aguardava apenas completar 18 anos. "Tem muita gente que não pode doar e muitos que precisam. Então é importante que a gente que pode, participe dessa ação", destacou.
Mesmo tendo 18 anos, idade que não necessita da autorização dos pais, Rodrigo Lima disse que ainda não havia se sensibilizado à causa, o que ocorreu com o projeto que ele considera interessante para motivar outros jovens.
Conforme o diretor Francisco Rodrigues Lopes, a João Bento da Costa tem três mil alunos matriculados e grande parte está na faixa etária indicada. Ele reforçou a importância da escola aderir ao projeto, lembrando que sempre foi destaque com o número de alunos aprovados em vestibulares e que agora chegou a hora de mostrar que também está voltada às causas sociais.
O secretário estadual adjunto da Saúde, Orlando Ramires, lembrou do mutirão de cirurgias ortopédicas, que acontece desde segunda-feira no Hospital de Base, e afirmou que a adesão dos jovens de 16 e 17 anos é necessária porque a cada paciente devem ser reservadas pelo menos três bolsas de sangue. O secretário estadual da Educação, Júlio Olivar, disse que a escola que é referência na qualidade educacional, dá mais um exemplo e observou que o mundo precisa hoje de jovens engajados, preocupados com a realidade onde vivem e não apenas pelos interesses próprios.
 
O presidente da Fhemeron, Ted Wilson, lembrou que além da doação, a instituição faz coleta de sangue para o exame HLA (Antígenos Leucocitários Humanos), que irá determinar as características genéticas necessárias para a compatibilidade da medula óssea
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS