O presidente da FIERO, Denis Baú prestigiou na noite de ontem (18 de abril) a terceira aula – no total são cinco – e que integram o programa Procompi Gráfico composto por três módulos. A capacitação ministrada pelo professor Silvio Araújo Netto com o tema “As cinco doenças da indústria gráfica” acontece durante toda esta semana no auditório da Escola SENAI Marechal Rondon.
Este é o primeiro módulo, os próximos estão programados para maio e o último em junho. As consultorias são realizadas nas empresas nos períodos da manhã e tarde. E as aulas sobre “Gestão Financeira e Controle de Custo” são ministradas à noite.
O Procompi Gráfica é um projeto idealizado e realizado pelo Sistema FIERO em parceria com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL/RO)e o Sindicato das Indústrias Gráficas de Rondônia (Sindigraf/RO).
Durante as aulas empresários e profissionais do segmento gráfico de Porto Velho têm a oportunidade de reconhecer erros que podem ser evitados e que afetam as empresas do setor. O Módulo contou ainda com a presença do presidente do Sindicato das Indústrias Gráficas do Estado de Rondônia (Sindigraf/RO), Edson Coelho.
Professor Silvio destacou a importância da FIERO em treinar os profissionais do setor gráfico que poderão desenvolver soluções para integrar fornecedores, colaboradores e clientes. “A Federação das Indústrias tem um grande peso na proteção das empresas e cumpre seu papel ao trazer o conhecimento e suporte aos empresários”, afirmou.
O ministrante explicou os problemas que dificultam a lucratividade das empresas. “Excesso de imobilização, ou seja, desvio do capital de giro para fins particulares, excesso de estoques, vendas acima dos recursos próprios, insuficiência de lucros e excesso de retirada dos lucros, mas ressaltou que a principal dificuldade continua sendo o desperdício”.
Ele concluiu dizendo que a excelência de produtos e serviços, a excelência operacional, a proximidade com os clientes e o treinamento de pessoal na administração e produção, são os mecanismos para sanar qualquer problema e alavancar a indústria gráfica no estado e no resto do país.
O presidente da FIERO, Denis Baú prestigiou o evento e lembrou aos participantes que o objetivo do projeto é estabelecer um processo de organização para o fortalecimento econômico das empresas do setor gráfico, com ênfase na modernização da produção, atendimento aos padrões técnicos e exigências ambientais garantindo produtos de qualidade para ampliar sua participação no mercado, de forma competitiva.
Baú destacou o pioneirismo da FIERO em montar o Procompi para a indústria gráfica, atendendo à solicitação desse segmento. “É um esforço que todas as nossas Casas têm feito, nossos técnicos têm trabalhado incansavelmente na busca da modernidade, da transferência de alta tecnologia para nossa indústria e temos a certeza de que todos os segmentos contemplados por estas ações da FIERO perceberam a importância e magnitude desse alinhamento tecnológico para o futuro da sua empresa”.