A Prefeitura de Porto Velho através da Secretaria municipal de Educação (Semed) realiza o Projeto Superação, um pré-vestibular destinado a atender Jovens e Adultos de que desejam ingressar no ensino superior, mas que não possuem condições financeiras de frequentar cursinhos preparatórios particulares. O Pré-Vestibular foi implantado em 2008 e até o final de 2011 beneficiou mais de três mil pessoas. Para este ano são ofertadas 635 vagas. As inscrições vão de 18 a 20 de abril, das 19h às 21h, em seis pólos espalhados em diversos lugares da cidade. O início das aulas está previsto para maio.
De acordo com Luciane Ferreira de Souza, Chefe de Divisão da Educação de Jovens e Adultos (Dieja), o curso tem a duração de oito meses e é gratuita. “Para concorrer às vagas ofertadas no Pré-Vestibular Municipal é necessário preencher alguns critérios como: ter cursado o ensino médio completo na rede pública de ensino; não ter graduação; possuir renda mensal de até dois salários mínimos e que tenha cursado total ou parcialmente (dois terços do curso)”, explica.
As aulas do Pré-Vestibular Municipal acontecem no horário das 19h às 22h e será ofertado nos seguintes Pólos: Escolas municipais, Vôo da Juriti, Zona Leste; Tucumã, Zona Sul; Eng. Francisco Erse – Padrão, Zona Leste; Maria Isaura, Zona Norte; Pedro Tavares Batalha, Zona Leste e na Paróquia Nossa Senhora de Fátima. “Os Pólos de atendimento são localizados em diferentes pontos da cidade para facilitar o acesso e a permanência dos estudantes até a etapa final do Projeto, pois em sua maioria são adultos trabalhadores e que estão fora de sala de aula ha vários anos”, acrescentou.
Exemplo
Walmir Araújo fez o pré-vestibular e hoje está no 3º período de matemática na Universidade Federal de Rondônia. “Eu estava há 12 anos sem estudar. Estava muito desatualizado e esta oportunidade me ajudou muito. A equipe que ministrou as aulas era muito boa. Uma excelente oportunidade para pessoas como eu que não tinha condições de pagar um cursinho particular. Na minha turma tinham 50 alunos. E só em matemática, somos cinco dos que passaram através deste Projeto”, disse.
A Doutora Valéria de Oliveira é professora de Psicologia da Unir e coordenou uma equipe de 18 acadêmicos que se comprometeram em estar contribuindo para o processo de aprendizado dos pré-vestibulandos. “A parceria da prefeitura foi grande. O grupo, mesmo naquele momento estando em greve, manteve o compromisso com as atividades em função do nosso comprometimento e responsabilidade social com a comunidade. Buscamos atender as necessidades dos vestibulandos da prefeitura através da elaboração de oficinas que foram realizadas em seis pólos. Ministramos uma palestra apresentando os cursos e campus, bem como as notas de corte de cada curso. Realizamos a orientação profissional e a fizemos uma terceira palestra bem dinâmica chamada ‘Motivados para Vencer’”, explicou a Doutora.
Os professores disponibilizados para atendimento são professores com graduações especificas nas áreas de conhecimento em humanas e exatas da rede municipal de ensino e complementando com estagiários da Universidade Federal de Rondônia.
Nas atividades do Projeto constam aulões aos sábados, no qual os trabalham de forma intensiva e dinâmica, assuntos relacionados às áreas específicas; simulados (conforme o ENEM); Corujão e Aula de campo.
Desde o início do projeto é distribuído de forma gratuita aos alunos a camisa e a apostila do pré-vestibular. Um incentivo a mais para o estudante.