DEU NA FOLHA - Ministro de Minas e Energia aponta que revolta em Jirau foi vandalismo de infiltrados

USINAS - Ministro de Minas e Energia aponta que revolta em Jirau foi vandalismo de infiltrados

DEU NA FOLHA  - Ministro de Minas e Energia aponta que revolta em Jirau foi vandalismo de infiltrados

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Os conflitos que ocorrem no canteiro de obras da hidrelétrica de Jirau, no rio Madeira (RO), com paralisação de funcionários e vandalismo, foi obra de um pequeno grupo de infiltrados, afirmou nesta terça-feira o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão.

Em março, funcionários de Jirau entraram em greve por 24 dias. Depois, um incêndio provocado destruiu alojamentos na obra, no começo de abril. Pelo menos mil operários da obra foram demitidos.

O ministro criticou a revolta, afirmando que não havia uma reivindicação, apenas um ato de vandalismo feito por pessoas que não eram operários da obra. "Eles pretendiam exclusivamente agitar o meio de trabalho naquela hidrelétrica", disse.

A Força Nacional de Segurança foi acionada para acompanhar a situação em Jirau. O canteiro da usina de Santo Antônio, também no rio Madeira, está mais calmo, mas vive os reflexos da instabilidade em Jirau. A Santo Antônio Energia já parou a obra para evitar conflitos.

"Não podemos permitir que desordeiros atrapalhem o interesse nacional, tornem a conta de luz mais cara", disse o ministro, durante audiência pública no Senado.

CRONOGRAMA

O governo teme que as greves e atos de vandalismo comprometam o cronograma das obras e atrasem o fornecimento de energia desses empreendimentos.

O ministro defendeu o padrão das condições de trabalho nas obras de usinas no país, citando também Belo Monte. Segundo ele, os alojamentos e transportes têm ar condicionado e os funcionários viajam três vezes por ano para as cidades de origem.

"Isso não existe em nenhum lugar no mundo além do Brasil. Só o Brasil adota cuidados especiais com seus funcionários."

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS