A metodologia adotada pelo Departamento do Conselho da Magistratura do Tribunal de Justiça de Rondônia vira referência e foco de interesse para outros tribunais, é o caso do Tribunal de Justiça do Mato Grosso que convidou as servidoras Cecileide Correia de Castro e Silva Maria Sueli Urdiales, para apresentar o trabalho desenvolvido pelo TJRO ao Departamento do TJMT. As servidoras viajaram custeadas pelo Tribunal mato-grossense e ficam até sexta-feira ficam no estado vizinho.
"O que chamou a atenção do Conselho da Magistratura do Tribunal de Mato Grosso foi a nossa forma de organização, funcional e ágil", analisou a diretora do Decom, que levou na bagagem além da experiência, disposição em trocar informações. "O intercâmbio entre os TJs traz sempre bons frutos", concluiu.
O Departamento do Conselho da Magistratura do TJRO tem como função principal planejar, coordenar, dirigir e orientar as atividades referentes à organização, controle e manutenção de informações pertinentes à Magistratura Estadual, bem como o processamento e julgamento de processos inerentes, viabilizando as competências administrativa e judiciária do Conselho dispostas no Regimento Interno. Dentre as 27 atribuições da unidade, estão a de coordenar, dirigir e orientar as atividades relativas à organização e manutenção do cadastro dos magistrados; processamento do registro e controle dos dados cadastrais; execução das atividades relativas ao processamento e registro das informações pertinentes aos direitos e benefícios; além da folha de pagamento de juízes e desembargadores e os processos referentes a direitos e benefícios dos mesmos.