O policial Steve Martin, comandante do Distrito 1180, que fica ao norte do País de Gales, após visita ao coronel PM Antonio Carlos Thomazzoni, subcomandante geral da PM, esteve esta semana no Batalhão de Polícia Ambiental, onde conheceu os projetos de prevenção de crimes ambientais, realizados pelo BPA – Batalhão de Polícia Ambiental.
A visita teve inicio com a apresentação do efetivo do Batalhão que está participando do programa de treinamento para lavratura de auto de infração, onde, o comandante do BPA, tenente coronel PM Vilson de Salles Machado, explicou que os policiais ambientais estão sempre buscando, através de cursos e instruções o aprimoramento técnico, essencial a prestação de serviços de qualidade a sociedade, o que deixou o ilustre visitante impressionado.
Steve Martin conheceu ainda os projetos desenvolvidos pelo BPA, através do Programa de Conscientização Ambiental (PROCAM). O primeiro projeto a ser visitado foi o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres, em seguida foi apresentado a Steve o Centro Temático de Educação Ambiental, onde o policial se mostrou deslumbrado pelo trabalho educacional realizado pelo BPA.
Comentou que em seu país realizava atividades de cunho educacional, na prevenção de crimes, e que entende não haver ferramenta melhor que a educação para isto, externou ainda, que ver o trabalho realizado pelo BPA, o emocionava e confessou não fazer idéia de que em Rondônia existia um projeto de tal magnitude sendo realizado e parabenizou o Batalhão pela iniciativa. Disse ainda, fazer questão de divulgar em seu país as atividades do BPA de Rondônia conhecidas por ele.
Em seguida o Centro de Recuperação de Áreas Desflorestadas (viveiro do BPA), foi visitado, lá o responsável pelo viveiro sargento PM Aluísio, explicou que as mudas ali produzidas, são destinadas a recuperação de matas ciliares e que nos últimos dois anos, foram distribuídas e plantadas em todo o Estado, mais de trezentas mil mudas de essências nativas, o que deixou Steve surpreso e encantado. O comandante do BPA, aproveitou para explicar que o objetivo do PROCAM é de cunho preventivo. “O que nós buscamos com a realização do PROCAM, é a prevenção de crimes ambientais através da educação.” Disse Vilson de Salles.
O visitante se impressionou mais uma vez, ao seri informado da grande quantidade de madeira apreendida pelo BPA no ano de 2011, mais de 2.983,101 (dois milhões novecentos e oitenta e três mil cento e um) metros cúbicos de madeira em toros e serrada, muitas destas puderam ser vistas no pátio do Batalhão, onde estão depositadas, além de veículos e outros materiais apreendidos por serem utilizados na prática de crimes ambientais. A visita foi finalizada com um passeio de barco no rio Candeias.
Retorno da Equipe
A impressão passada pelo BPA foi tão positiva, que Steve Martin, voltou ao Batalhão, nesta quinta-feira (12) para uma segunda visita, e desta vez trouxe toda a sua equipe, segundo o policial ele não via a hora de mostrar as instalações do Batalhão aos seus companheiros, Steve fez questão de conhecer a trilha ecológica existente no BPA e agora foi a vez da equipe de Steve se encantar com os animais do Centro de Reabilitação de Animais Silvestres, com as Salas Temáticas do Centro de Educação Ambiental e com o viveiro de mudas.
Mais uma vez Steve e sua equipe reiteraram seu deslumbramento e alegria em conhecer o Batalhão Ambiental de Rondônia, e afirmou novamente que levará ao conhecimento dos ingleses as realizações do BPA.