TCE assume diretoria de entidade sul-americana de controle público

TCE assume diretoria de entidade sul-americana de controle público

TCE assume diretoria de entidade sul-americana de controle público

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) vai ocupar, no biênio 2012/13, uma das cinco cadeiras da Diretoria Executiva da Associação de Entidades Oficiais de Controle Público do Mercosul (Asul). A eleição para os cargos ocorreu no último dia 28, durante a reunião anual do Secretariado Permanente da entidade, realizada em Córdoba, na Argentina. 

O TCE rondoniense, que ocupou a vice-presidência da Asul no biênio 2010/11, foi representado no encontro realizado em solo argentino pelo conselheiro José Gomes de Melo. Além da eleição, ele ainda participou da posse da nova diretoria para o biênio 2012/13. 

O regimento interno da entidade sul-americana de controle público torna obrigatório o revezamento entre Brasil e Argentina na presidência da Asul. Seguindo essa regra, no período de 2010/11 a entidade foi presidida pelo conselheiro Manoel Paulo de Andrade Neto, do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TC-DF), tendo como vice, José Gomes de Melo (TCE-RO). 

Já para o biênio 2012/13 foi eleito e empossado o argentino Eduardo César Barrionuevo, presidente do Tribunal de Contas da Província de Córdoba. A vice-presidência ficou com o brasileiro Marco Peixoto, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS). 

A Diretoria Executiva da Asul contará com cinco brasileiros: além do conselheiro José Gomes (TCE-RO), integram o colegiado os conselheiros Waldir Barbosa (TCE do Mato Grosso do Sul), Otávio Lessa Santos (TCE das Alagoas), Érico Desterro e Silva (TCE do Amazonas) e Manoel Paulo de Andrade Neto (TC-DF). 

O QUE É 

Criada pela Carta de Intenção de Foz do Iguaçu (Paraná), em 11 de agosto de 1995, a Asul é integrada pelos países que compõem o Mercado Comum do Sul (Mercosul). Sem fins lucrativos, a entidade apoia-se na igualdade entre todas as instituições de controle externo de finanças públicas e no respeito ao ordenamento jurídico pelo qual se rege cada uma delas. 

Entre os objetivos da Asul estão o intercâmbio permanente de documentação e informação técnica entre seus membros; vinculação com entidades similares constituídas em outros mercados regionais, países e organismos internacionais; cooperação técnica, promoção de eventos e realização de atividades acadêmicas, docentes, de investigação e assessoramento.


Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS