Programa reforça crescimento da produção rural em Rondônia

Programa reforça crescimento da produção rural em Rondônia

Programa reforça crescimento da produção rural em Rondônia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A produção agrícola é um dos elos mais importantes do crescimento econômico brasileiro. Em Rondônia, uma amostra desse processo é o que parceiros conseguem provocar na transformação de pequenas propriedades rurais através do Programa Empreendedor Rural (PER).

O PER é uma ação de formação de gestores para propriedades rurais que inclui preparação de quadros para a gestão física e financeira dos empreendimentos. A capacitação se desenvolve durante 10 finais de semana, totalizando 13 horas-aula

A constatação do fortalecimento e do crescimento das propriedades rurais rondonienses ficou patente no Encontro de Turmas do PER realizadas em 2011, recentemente realizado apela Federação da Agricultura e Pecuária (Faperon), Senar, Sebrae, Sindicatos de Produtores Rurais e Instituto Faperon, recentemente ocorrido em Ji-Paraná.

Na avaliação das autoridades presentes à solenidade em Ji-Paraná, o PER coloca apenas conteúdos técnicos. Provoca também mudança no estilo de vida e de produção, com o emprego do tino empreendedor, o que em RO vem se realizando desde 2007 e que em 2011 capacitou 159, totalizando 612 gerentes capacitados com a metodologia.

Esse novo grupo de conhecimento gerencial rural está distribuídos em municípios como Rolim de Moura, Alta Floresta, Alvorada do Oeste, Machadinho do Oeste e Colorado do Oeste e Cacoal, entre outros.

Depoimentos

A seguir, o depoimento de executores, parceiros e convidados sobre a importância do PER em Rondônia:

“O PER transmite conhecimento técnico e exercita o emocional das pessoas, dando a eles uma estabilidade. Acho que o empreendedorismo deveria ser obrigatório nas escolas porque falta, fora o PER motivação par se crescer na atividade rural”, disse Omar Henneman, convidado especial que proferiu a palestra “Engate a 5ª e empreenda”.

Para o secretário de Agricultura de Ji-Paraná, Valter Barbosa, “o PER mostra a importância das ações voltadas para a área rural, que devem ser tratadas como empresas. O programa repassa as informações para que o produtor comece a trabalhar para produzir e comercializar, atualmente o grande ‘gargalo’ do setor. A capacitação ajuda a formar um produtor diferente”.

Marcos Gross, assessor do deputado Jesualdo Pires, diz ver a capacitação rural PER como positiva “porque há necessidade de formação para o campo, dando a ela uma gestão eficiente. O humano também carece de investimentos para que a atividade rural evolua sustentável”.

Evandro Cordeiro Muniz, representando a Faperon, disse que o PER e a consequente formação de pequenos proprietários rurais vem no melhor momento possível. “A visão empreendedora não vivem mais á margem. O produtor entende que tem uma empresa rural e não apenas um meio de vida de subsistência. Ele pode viver bem, com qualidade de vida muito alto. Além disso, o PER abre a mente, mostrando que a atividade rural pode ser um grande negócio, produzindo muito e dando muito lucro”.

Hiram Rodrigues Leal, diretor-técnico do Sebrae/RO, lembrou que muito já se fez em capacitação técnica, mas que agora o foco são as estratégias de gestão. “Com o PER, os produtores produzem melhor, economizam mais, produzem com competitividade para fora da porteira, levando o excedente a um mercado competitivo, com sustentabilidade, o que é extremamente importante”. 

Gestor do Senar/RO, Oscar Ito lembrou que os produtores capacitados são os responsáveis pela produção de alimentos e que o PER “fortalece a produção rural do país, com o repasse do conhecimento feito pelo Senar e pelo Sebrae, levando o produtor a ser um empresário do campo”.

Representando o governador Confúcio Moura na solenidade, Edvaldo Soares disse que “o evento consolidou a crença de que os participantes da capacitação demonstram ter uma visão de futuro”.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS