O Partido Verde resolveu fazer uma brincadeira sem graça com os eleitores de Porto Velho e lançou o nome do vereador Marcelo Reis para disputar a prefeitura.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Repercutindo
Pegou muito mal a declaração do senador Ivo Cassol sobre o salário dos parlamentares em todo o Brasil. Cassol é um dos homens mais ricos do País e mesmo assim acha que “político é mal remunerado no Brasil” e pediu vistas ao projeto que previa o fim do 14º e 15º salário dos congressistas, pagos no começo e no fim de cada mandato. Grandes jornais como O Globo e Estadão de São Paulo, que permitem comentários de leitores em seus portais, ficaram cheios de ofensas e mensagens de revolta. Cassol vem colecionando derrotas desde que rompeu relações com seu guru político, o ex-senador Expedito Júnior.
Mau gosto
O Partido Verde resolveu fazer uma brincadeira sem graça com os eleitores de Porto Velho e lançou o nome do vereador Marcelo Reis para disputar a prefeitura. A ideia partiu da executiva municipal, que é provisória e corre o risco de ser extinta por desobediência. O ex-deputado federal Lindomar Garçon é o presidente da estadual e já firmou compromisso com o PSDB, PR e PSD.
Seis
Marcelo é uma espécie de porta-voz do prefeito Roberto Sobrinho na Câmara e também na televisão. O dublê de apresentador ameniza as críticas ao alcaide e sempre dá um jeito de arrumar desculpa para os problemas da cidade. Lançar o nome dele à prefeitura veio de Jaime Gazola, outro que andou enrolado com denúncias e não sabe se quer ser vereador ou assessor do governo. A população assiste incrédula a esse festival de pré-candidaturas.
Por meia dúzia
Marcelo Reis é uma candidatura gêmea a de Mirian Saldaña.
Atônitos
A companheirada ainda se recupera das declarações do deputado estadual petista Ribamar Araújo feitas no plenário da Assembleia na última terça-feira, quando disse que “aquela Casa estava cheia de bandidos” sem citar nomes ou apresentar provas. A atitude de Ribamar pode ser considerada quebra de decoro e se ele fosse cassado os petistas não iriam reclamar, “ele sempre foi ele, e nunca o coletivo”, desabafou um dirigente da legenda. Mesmo assim, a companheirada está às voltas com as prévias que acontecem no próximo domingo, 25.
Mas antes
No dia 23 a companheirada se reúne na sede do PT para acompanhar o debate entre os quatro candidatos a pré-candidatos. Mirian Saldaña, Fátima Cleide, Cláudio Carvalho e José Neumar enfrentam a plateia para falar de seus projetos e de como pretendem resolver os problemas da cidade. Na verdade é um evento para petista ver. Eles vão fazer de conta que tem propostas e a plateia vai fazer de conta que acredita. No fim a coisa toda se resume a uma eleição como outra qualquer.
Ainda Ribamar
O presidente da comissão processante da qual Ribamar Araújo fazia parte, José Eurípedes, o “Lebrão” disse que vai solicitar as notas taquigráficas para apurar se houve realmente quebra de decoro parlamentar por parte de Ribamar, que ainda saiu em defesa de Valter Araújo, deputado que está foragido desde dezembro de 2011, quando foi decretada sua prisão por corrupção. Para Lebrão, Ribamar “anda meio perturbado”.
Em Candeias
Gentil Pereira ,que saiu do PDT e foi para o PSDC; José Luiz Galhardi, que saiu do PSDC e foi para o PV; e Neilton Bento dos Santos que migrou do PV para o PP foram acusados de infidelidade partidária e corriam o risco de perderem o mandato. No julgamento, defendidos pela banca de Amadeu Machado, Diego Vasconcelos e Márcio Nogueira, conseguiram reverter a situação e garantiram seus mandatos. O julgamento foi no dias 19 e 20 deste mês no Tribunal Regional Eleitoral.
Formação
O PR promove no próximo sábado através do Instituto Alvaro Valle, o I Seminário de Formação Política para seus filiados no próximo sábado (24), no Sest/Senat em Porto Velho. O seminário acontece em conjunto com o I Encontro Estadual do PR Mulher, e inicia a partir da 8h. O seminário também vai realizar um movimento de sensibilização para uma maior participação das mulheres no cenário político. Com temas focados na importância da participação feminina na política, o PR Mulher dará o pontapé inicial para reforçar essa ala, trazendo mais mulheres para a sigla - tanto em Porto Velho como nos demais municípios do Estado.
Estragos
E o Mirante I, onde funciona atualmente o Café Madeira foi interditado por risco de desabamento. Os fortes banzeiros causados pela abertura da comporta da usina de Santo Antônio derrubou todo o barranco que ficava na encosta e o local pode desabar. Semana passada uma balsa que faz a travessia Porto Velho-Humaitá bateu em um barranco na margem esquerda causando a morte de um estudante. Propriedades que antes tinham 50, 100 metros de distância das margens já submergiram.
Gato morto
E o pessoal das usinas, tanto Jirau quanto Santo Antônio se fazem de “gato morto” quando o assunto são os estragos causados por suas obras mal projetadas. Os prejuízos ambientais são imensos e a população não tem a quem recorrer. E o pior ainda está por vir, os prejuízos sociais.
Desemprego
Atualmente o mercado vem necessitando cada vez mais de profissionais capacitados e mão de obra qualificada e ambos não estão sendo encontrados em Rondônia. A área de prestação de serviços também anda sofrível. Com o fim das obras das usinas, a coisa tende a piorar ainda mais. Vamos aguardar o desfecho dessa novela. Se ainda tiver uma cidade por aqui, por que com esses banzeiros é capaz de Porto Velho ter que migrar para Candeias.
Registro
O delegado Carlos Eduardo Ferreira é o novo corregedor da Assembleia Legislativa de Rondônia.
Advogados
O site www.orgulhodeseradvogado.com.br que foi lançado recentemente tem o objetivo de se tornar um centro de discussões e debates da categoria, além de dar início ao trabalho de resgate da imagem dos advogados perante a sociedade. Para os organizadores do site, a profissão vem sendo duramente criticada e não se vê nenhum tipo de movimento para melhorar essa imagem. Nas próximas colunas traremos mais informações sobre o movimento.
Uma pessoa vai morrer a cada seis segundos por causa do cigarro
As mortes relacionadas ao tabagismo praticamente triplicaram na década passada e grandes empresas de tabaco estão atrapalhando os esforços públicos que poderiam salvar milhões de vidas, disse um relatório conduzido pelo grupo World Lung Foundation (WLF). No relatório, que marca o décimo aniversário do primeiro Atlas do Tabaco, a WLF (sigla em inglês para Fundação Mundial do Pulmão) e a Sociedade Americana de Câncer afirmaram que, se a tendência atual continuar, um bilhão de pessoas morrerão pelo uso do tabaco e pela exposição ao cigarro neste século – uma pessoa a cada seis segundos. O diretor-executivo da WLF, Peter Baldini, acusou a indústria de tabaco de explorar a ignorância sobre o efeito real do tabagismo e de "desinformar para subverter as políticas de saúde que poderiam salvar milhões".
Fale conosco
Para entrar em contato com a coluna você pode enviar um email para alan.alex@gmail.com nos encontrar no Facebook.com/painel.politico, no Twitter @painelpolitico e ainda pelo endereço www.painelpolitico.com - Também pelos telefones (69) 9248-8911 e (69) 3219-3474.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!