Assalariado
Ivo Cassol continua causando polêmica. Dono de uma das maiores fortunas do Congresso, impediu a votação que poria fim ao 14º e 15º salários pagos a congressistas alegando que no Brasil “político é muito mal remunerado”. Esses salários não sofrem desconto do Imposto de Renda e Cassol reclama que ganha pouco e exige que os senadores que votarem a favor da extinção devolvam os salários extras que receberam até agora. Evidente que se esse for um condicionante, o projeto não vai ser aprovado.
Complicando
Ivo Cassol alegou que precisa “atender ao eleitor com pagamento de passagens, remédios, é convidado para patrono e tem que pagar as festas de formatura por que os jovens não tem dinheiro”. Ele disse que não faz isso em troca de votos, e sim por “questões humanitárias” Inconformado pela possibilidade da extinção dos salários extras, Cassol pediu vistas ao projeto que está na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado.
Milionário
Ivo Narciso Cassol é proprietário de usinas hidréletricas em Rondônia, além de diversas outras empresas fora do Estado. Sua fortuna declarada foi de mais de R$ 20 milhões. Foi prefeito de Rolim de Moura e governador por dois mandatos em Rondônia. Se licenciou no fim do segundo mandato para disputar as eleições ao Senado.
Juntos
E Ivo Cassol também é amigo do apóstolo Valdemiro Santiago, aquele que apareceu em uma extensa reportagem exibida pela TV Record no último domingo proprietário de uma fazenda gigantesca comprada com dinheiro, segundo a Record, da Igreja Mundial do Reino de Deus. Santiago e Cassol figuram em uma ação movida pelo Ministério Público Eleitoral. Durante a campanha ao senado, Ivo foi a um culto supostamente promovido pela Igreja e Valdemiro teria pedido votos aos fiéis de Rolim de Moura. Essa ação pode render a perda de mandato de Cassol. Só falta o Tribunal julgar.
Respondendo
Cláudio Carvalho leu a coluna PAINEL POLÍTICO e não ficou muito satisfeito com as declarações a seu respeito do presidente da Assembleia, deputado Hermínio Coelho. Carvalho declarou que Hermínio “não precisa se preocupar mais com Fátima, Lula nem com o PT, por que ele não é mais filiado a legenda. Ele tem que se preocupar com Moreira Mendes, Kassab e Valter Araújo, a quem ele ajudou a eleger presidente da Assembleia”. Claudio Carvalho também acrescentou que Hermínio “tem que se preocupar também com a comissão que ele montou para punir os deputados, que não vai dar em nada”.
Eleitoral
Sobre sua situação junto à justiça eleitoral (Claudio Carvalho teve as contas de campanha reprovadas”, ele disse que está recorrendo ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e que 18 partidos entraram contra a resolução do TSE que impede candidatos com contas reprovadas de participar de eleições. Confiante, Claudio Carvalho afirmou que no próximo domingo vence as prévias do PT em primeiro turno e “ai acaba a confusão”, declarou. Mas completou, “por enquanto essa situação vem me causando desgaste”.
Luz para “quase” todos
O programa Luz Para Todos do governo federal que prevê a implantação de rede de energia elétrica na zona rural deveria se estender até o quilômetro 114 da BR 364 sentido Humaitá (AM). A previsão de conclusão era dezembro de 2010, mas claro, não foi cumprido esse prazo. O comitê estadual, formado por prefeitos e líderes comunitários resolveu desviar o trajeto e fazer uma espécie de “gato” para atender primeiro as comunidades do assentamento Joana D´arc, por causa da maior densidade demográfica. Com isso, cerca de 24 quilômetros ao longo da BR deixaram de ser atendidos. Os moradores dessa área foram reclamar e descobriram que não existe previsão para atende-los.
Fiscalizando
Nereu Klosinski, ex-deputado estadual pelo Partido dos Trabalhadores em Rondônia, indiciado pela Polícia Federal na Operação Dominó realizada em 2006 foi nomeado pelo secretário de Estado da Educação Júlio Olivar para compor o Conselho Estadual de Acompanhamento, Controle Social, Comprovação e Fiscalização dos Recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – FUNDEB, para o biênio 2012/2013.
Traduzindo
Klosinski, que foi acusado de participar de um dos maiores esquemas de desvio de recursos da história de Rondônia compõe a comissão que vai fiscalizar o dinheiro da merenda escolar em Rondônia indicado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação – SINTERO. Ele é réu na Ação Penal 2204770-59.2005.822.0000 junto com outras 29 pessoas, entre ex-deputados, empresários e ex-assessores.
Ficha limpa
Começa a criar corpo no Brasil inteiro um movimento para que ocupantes de cargos públicos, sejam eles eleitos ou cargos comissionados.
Ambulâncias
Em Rondônia quando se fala em ambulância o primeiro nome que vem a cabeça é o de Nilton Capixaba, deputado federal acusado de integrar a “máfia das ambulâncias”, um esquema que funcionava em todo o País e rendeu uma ação criminal no Mato Grosso, que o deputado ainda responde. Mas dessa vez a coisa foi menos cabeluda. Um casal foi flagrado em Vilhena mantendo relações sexuais dentro de uma ambulância. A polícia foi chamada e os amantes foram “pegos no flagra”.
Assumiu
Adelino Follador é quem vai substituir o deputado Ribamar Araújo na comissão processante da Assembleia Legislativa que vai investigar os deputados indiciados pela Polícia Federal na Operação Termópilas. O pedido de afastamento da comissão foi entregue nesta terça-feira por Ribamar Araújo e lido em plenário. Ribamar é filiado ao Partido dos Trabalhadores que tem uma parlamentar indiciada.
R$ 1,2 milhão
É quanto a família do pedreiro Jair Ferreira de Andrade, de 40 anos, morto em dezembro do ano passado após bater com sua moto em um quebra-molas implantado pela prefeitura de Vilhena. De acordo com a viúva da vítima o quebra-molas estava sem sinalização e fora de todos os padrões do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), fato corroborado por testemunhas e pela perícia.
Investigando
A corregedoria do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) irá investigar os rendimentos de todos os 354 desembargadores do Tribunal de Justiça de São Paulo. Inicialmente, o órgão iria investigar 70 magistrados, mas novas suspeitas de irregularidade levaram o CNJ a estender a apuração. Por aqui apenas dois magistrados tem problemas junto ao órgão. Não adianta perguntar os nomes, não são revelados.
CQC
Lindomar Garçon, deputado federal pelo PV de Rondônia apareceu no programa CQC da Rede Bandeirantes na última segunda-feira e por incrível que pareça de forma positiva. O deputado foi entrevistado no quadro Proteste Já sobre a obrigatoriedade dos hospitais privados em atender pacientes de emergência sem cobrar por isso. A norma existe mas não é cumprida. O programa pegou como exemplo o caso do ex-secretário de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento Duvanier Paiva, que após passar mal foi em dois hospitais de Brasília e não conseguiu ser atendido. No terceiro hospital ele veio a falecer por problemas cardíacos.
Não Foi Acidente
Falando em CQC o programa da Band apóia uma campanha denominada “Não Foi Acidente” que pretende colher assinaturas para modificar a legislação brasileira para que penas mais duras sejam aplicadas a quem decide beber e dirigir. Para participar basta CLICAR AQUI e ver mais detalhes.
Orgulho de ser advogado
Um grupo de advogados lançou o site www.orgulhodeseradvogado.com.br que pretende ser um canal de discussões da categoria. Falaremos mais nos próximos dias sobre essa iniciativa.
Droga contra o câncer fabricada no Brasil chega aos EUA
Pela primeira vez uma droga desenvolvida no Brasil contra o câncer recebe aprovação para testes nos Estados Unidos. O tratamento combate o câncer de ovário e promete ser menos agressivo do que a quimioterapia. Ele foi desenvolvido pela empresa de biotecnologia brasileira Recepta Biopharma e, se tiver êxito nos testes, poderá chegar ao mercado em cinco anos. A droga recebeu na semana passada aprovação da FDA, a agência americana responsável pela validação de drogas e alimentos, para continuar seus estudos com pacientes. O reconhecimento da agência significa, na prática, que o laboratório, sediado em São Paulo, poderá receber financiamentos não-reembolsáveis e que, após sua aprovação, a droga terá sete anos de garantia de exclusividade nos EUA. O câncer de ovário, por ser mais raro do que alguns outros tumores, não atrai muito interesse da indústria farmacêutica, o que o faz ser negligenciado na busca por novos tratamentos. No Brasil. a doença afeta seis mil mulheres por ano.
Fale conosco
Para entrar em contato com a coluna você pode enviar um email para alan.alex@gmail.com nos encontrar no Facebook.com/painel.politico, no Twitter @painelpolitico e ainda pelo endereço www.painelpolitico.com - Também pelos telefones (69) 9248-8911 e (69) 3219-3474.