Milhares de mulheres tornaram possível o sucesso da 2ª edição da Tenda Rosas de Março

Milhares de mulheres tornaram possível o sucesso da 2ª edição da Tenda Rosas de Março

Milhares de mulheres tornaram possível o sucesso da 2ª edição da Tenda Rosas de Março

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Como sempre preocupada com o bem estar das mulheres de Porto Velho, Lucilene Peixoto, primeira-dama do município chegou cedo à Praça da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, acompanhada de seus dois filhos para coordenar os trabalhos na 2ª Edição da Tenda Rosas de Março.
Já na chegada Lucilene cumprimentou as mulheres que se preparavam para participar da Corrida e Caminhada do Batom. “Esta maratona não é um momento de competição e sim de confraternização e lazer, aqui estão reunidas filhas, mães, amigas, unidas num só intuito”, diz a primeira dama, Lucilene Peixoto.
Às 9h da manhã de domingo, 18, como estava previsto no cronograma, aconteceu a abertura oficial do evento que foi minuciosamente preparado em alusão ao Dia Internacional da Mulher, 08/03. “Este evento vem para selar as intenções da prefeitura de atender as portovelhenses oferecendo a elas através das nossas secretarias todos os serviços que elas têm direito e merecem”, ressalta Lucilene Peixoto.
Representando as meninas, mulheres, filhas, mães e avós, subiu ao palco a pequena Fernanda de Araújo, a gaiteira de Vista Alegre do Abunã. Fernandinha em nome de todas as mulheres presentes recebeu muitos aplausos após uma apresentação.
O ponto alto da abertura foi marcado pelo lançamento do projeto arquitetônico do Espaço Mulher que será implantando ao lado da maternidade municipal Mãe Esperança.
Espaço Mulher
Idealizado pela primeira dama Lucilene Peixoto, o Espaço Mulher, vai reunir em um só local todas as ações voltadas para a mulher e conquistas pela categoria na gestão do prefeito Roberto Sobrinho, como o Conselho Municipal de Mulheres, o Centro de Referência da Saúde da Mulher, ações sociais e demais atividades. “Será um espaço onde as mulheres de Porto Velho irão encontrar todos os equipamentos e serviços disponibilizados pela prefeitura em um só local e assim poderão sentir-se amparadas”, disse Lucilene ao mostrar o banner do projeto arquitetônico de mais esta conquista das mulheres do município.
Depois da abertura a primeira- dama visitou cada uma das 14 estações preparadas para atender as homenageadas do dia e como não podia ser diferente a primeira Estação visitada por ela foi a da Beleza, coordenada pela secretaria de Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo (Semdestur) uma das procuradas pelas mulheres por oferecer cortes de cabelos, escovas, penteados, manicure, pedicure, assim como a oficina de automaquiagem. A primeira- dama cumprimentou cada um dos profissionais desejando um bom dia de trabalho e agradecendo a parceria e participação dos mais de 60 alunos e profissionais do Instituto Embeleze. Na Estação da Beleza ela se submeteu ao moderno aparelho de análise capilar, que permite um diagnostico preciso da situação em que os cabelos e couro cabeludo se encontram permitindo assim a escolha do tratamento mais adequado às clientes.
Em quanto esperavam pelo atendimento na Estação da Beleza as mulheres não perderam tempo, participaram da Oficina de Confecção de Flores em EVA. “Oferecemos às mulheres dos distritos esta oficina e ela foi muito bem recebida, por isso trouxemos para a Tenda Rosas de Março, assim podemos despertar nas nossas mulheres um talento que elas nem sabem que têm e com isso elas podem até aumentar a renda familiar fazendo estas flores para vender”, diz a primeira-dama.
Na Estação da Massagem acadêmicos de fisioterapia ofereceram às mulheres massagens corporais, exercícios de pilates, massagens relaxantes e terapêuticas. “Esta tenda pôde acontecer graças à grande parceria firmada as faculdades Fimca e a São Lucas e muitas das mulheres que estão passando por aqui não têm acesso a estes serviços no seu dia a dia por viverem em situação de vulnerabilidade social e é muito bom poder oferecer isso a elas”, enfatiza Lucilene.
Durante todo o evento os comunicados importantes e os chamamentos para que as mulheres presentes ficassem por dentro de tudo o que estava acontecendo ficaram por conta da Estação da Comunicação, através da Rádio Mulher. Neste local aconteceram também o desfile das mulheres empreendedoras que apresentaram suas criações e produtos e a apresentação do Coral Estrelas, que como sempre dá um brilho especial a todos os eventos em que se faz presente e tudo foi acompanhado atentamente pela primeira dama.
Servidores da secretaria de Regularização Fundiária e Habitação (Semur) coordenaram a Estação da Família I trazendo até as mulheres informações sobre regularização fundiário, sobre o programa Uso Campeão e Minha Casa Minha Vida. Na estação da família II a secretaria de Assistência Social (Semas) realizou a atualização do Cadastro Único e Bolsa Família, assim como forneceu informações sobre encaminhamentos junto aos CREAS e CRAS do município e foram parabenizados pelos serviços por Lucilene Peixoto.
Na Estação da Saúde alem da distribuição de preservativos foram realizados testes de glicemia, aferição de pressão arterial, imunização e ainda estavam disponíveis uma variedade de panfletos e folders com dicas e informações de prevenção de doenças como diabetes, hepatites e DST/AIDS. Nesta Estação a primeira dama cumprimentou os servidores e conversou com as pessoas que estavam no local.
Muito visitada foi a Estação Centenário preparada em alusão aos cem anos da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, centenas de pessoas usufruíram da visita guiada ao museu, prestigiaram e assim como a primeira dama se encantaram com a exposição de fotografias que fazem parte do acervo do historiador Anísio Gorayeb, lá também as pessoas tiveram a oportunidade de assistir a documentários sobre a Estrada de Ferro e de participar de uma palestra proferida por Anísio.
“O evento é voltado para as mulheres, mas nós sabemos que elas nunca andam sozinhas, com elas sempre estão maridos e principalmente os filhos, por isso preparamos para as crianças a Estação Curumim, que é coordenada pela secretaria de Educação (Semed) aqui elas podem brincar no pula-pula, desenhar, pintar e tudo isso sob as orientações da nossa equipe pedagógica, vejo que elas estão gostando e isso me deixa muito feliz” diz lucilene.
A estação de esporte e lazer ofereceu através da Semes, processos de avaliação física assim com avaliação de índice de massa corporal e muita brincadeira com a disponibilização de mesas de tênis e de pebolim, e a garotada aprovou. Na estação Verde o público recebeu orientações de conservação do meio ambiente e pôde participar de escaladas.
Artistas circenses que compunham a Estação da Cultura levaram suas talentosas apresentações a todas as estações fazendo a alegria do público e encantando a todos
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS