O Vice-Presidente do STTICERO (Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil do Estado de Rondônia), Altair Donizete, disse na tarde desta quinta-feira (08) que no último dia (22) e d(23) de Fevereiro, cerca de 1.500 operários da empresa ENESA, responsável pela montagem de equipamentos da UHE Jirau paralisaram as atividades, pois exigiam bonificações salariais.
Diante das circunstâncias, o STTICERO realizou uma audiência com os responsáveis pela empresa e obtiveram uma negociação positiva, ou seja, conquistaram mais R$ 150,00 de bonificação para o mês de março e abril, porém, uma pequena gama de trabalhadores de montagem de andaimes não aceitaram a proposta apresentada em audiência pública realizada na última quarta-feira (07) e enfatizaram que iriam paralisar as atividades nesta manhã (08), onde fato está acontecendo.
De acordo com o Vice-Presidente do STTICERO, Altair Donizete, a direção do sindicato está ao local para analisar o movimento grevista e negociar com os manifestantes. Segundo, Altair Donizete, no início da manhã da próxima sexta-feira (09), o STTICERO, irá realizar uma Assembleia com todos os trabalhadores no próximo dia (11) de Março no Clube do Ipiranga, com a intenção de informar os operários sobre a Data-base, pois o processo de negociações trabalhistas com as partes envolvidas foi iniciado.
Entretanto, Altair Donizete, fez uma ressalva a respeito do movimento grevista, pois a atitude tomada pela pequena gama de manifestantes não ajuda nas prioridades e princípios das negociações trabalhistas da classe. “Se seguirmos esta tendência, não seremos bem recebidos pela justiça e pelos empresários. Ficaremos sem moral para podermos negociar, isto será ruim para o sindicato negociar com as partes desta maneira”, finalizou o Vice-Presidente do STTICERO, Altair Donizete.