Instituto realiza diagnóstico educacional com alunos de Guarajá-Mirim

Instituto realiza diagnóstico educacional com alunos de Guarajá-Mirim

Instituto realiza diagnóstico educacional com alunos de Guarajá-Mirim

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Entre os dias 28 de fevereiro e 10 de março, a equipe do Instituto de Políticas Linguísticas (IPOL) estará em três zonas de fronteira coletando dados e informações que comporão diagnósticos sociolinguísticos para o projeto Observatório da Educação na Fronteira (OBEDF). A equipe em campo é formada pelas pesquisadoras Márcia Sagaz e Ana Sheli Altamiranda. Entre os dias 05 e 07 de março, é a vez da Escola Estadual Durvalina Estilbem de Oliveira e da Escola Municipal Floriza Bouez, em Guarajá-Mirim.
Financiado pela CAPES e contando com a parceria entre escolas em zonas fronteiriças e Universidades (UFSC e UNIR), o Observatório é composto de duas ações principais articuladas, e uma delas é a realização dos diagnósticos sociolinguísticos. Para obter as informações qualificadas, serão realizadas reuniões com pais e professores, rodas de conversa, aplicação de questionários para alunos, professores e funcionários e entrevistas com os pais, entre outras atividades.
Esses diagnósticos proporcionarão um levantamento relativo à situação das línguas e seus falantes nas cidades de Ponta Porã (MS), fronteira com o Paraguai e Guajará-Mirim (RO), fronteira com a Bolívia. A visita à Epitaciolândia (AC) acabou sendo cancelada devido às enchentes no Acre, e ainda não possui uma nova data. Uma vez que circulam nestas zonas línguas como o guarani, o espanhol e o quéchua, além do português, há a necessidade da produção de inteligibilidade sobre a circulação dessas línguas na escola, na sala de aula e sobre o perfil sociolinguístico dos alunos. Dessa maneira será possível propor a formulação de políticas que, levando em consideração o diagnóstico apresentado, juntamente com as demais ações do OBEDF, possam ser imparciais.
Os dados e informações coletados serão analisados e seus resultados confrontados com as bases de dados sobre educação disponíveis no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educaionais (INEP), tais quais:   Censo   da   Educação Básica/Educacenso, SAEB - Sistema de Avaliação da Educação Básica, Prova Brasil, IDEB, Cadastro Nacional de Docentes e Cadastro de Instituições e Cursos.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS