A Assembleia Legislativa aprovou, na sessão plenária de quarta-feira (29), projeto de decreto legislativo, de autoria do deputado Saulo Moreira (PDT), e concedeu ao jornalista João Ciro Pinheiro de Andrade o título honorífico de cidadão de Rondônia, pelos relevantes serviços prestados ao Estado como estudioso, divulgador e correspondente jornalístico. Agora falta definir a data para a entrega da comenda.
Saulo Moreira explicou que “a homenagem ao jornalista Ciro Pinheiro, como é conhecido nas rodas sociais, nascido na cidade de Sonolópole, no sertão do Estado do Ceará, em 6 de julho de 1937, onde iniciou as atividades jornalísticas, é muito justo. Ele veio para Rondônia em 1967 visitar parentes. Gostou tanto que o adotou como seu Estado natal. Ingressou na imprensa rondoniense como redator e colunista social do Jornal Alto Madeira e, em 1968, criou a coluna social substituindo o então jornalista Euro Tourinho. Foi correspondente da revista ‘Veja’ durante quatro anos, na década de 80”.
Outros pontos destacados por Saulo Moreira a respeito de Ciro Pinheiro é que ele é um dos fundadores do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Rondônia, o qual foi presidente. É um dos fundadores da Associação da Imprensa de Rondônia. “Sempre se destacando em sua profissão, foi presidente da Associação Brasileira de Jornalista de Turismo (Abrajet/RO), filiado ao Lions Internacional e presidente do Lions Clube Rio Madeira. É detentor do título honorífico de cidadão do município de Porto Velho, outorgado pela Câmara de Vereadores. É membro honorário da Academia de Letras de Rondônia e teve participação na implantação dos cinco primeiros municípios do Estado de Rondônia. Assessorou vários governadores de Rondônia e, também, vários prefeitos de Porto Velho”, disse o parlamentar ao assegurar que a homenagem proposta é mais do que justa ao jornalista Ciro Pinheiro pelos relevantes trabalhos prestados a Rondônia.