SENAI realiza aula inaugural do projeto PRONATEC na capital
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O Teatro Banzeiros foi palco, nesta terça-feira, 28 de fevereiro, da aula inaugural do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) em Porto Velho. A solenidade inicia as ações conjuntas do Governo Federal e o Serviço Nacional de Aprendizagem de Rondônia (SENAI/RO), cujo objetivo é expandir e democratizar a oferta de cursos de educação profissional técnica de nível médio e de formação inicial e continuada a trabalhadores rondonienses e assim, estimular a competitividade da indústria no estado.
Participaram também do lançamento alunos, pais, docentes, convidados, e parceiros como o Instituto Federal de Rondônia (IFRO), o Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (SENAC/RO), além de órgãos da prefeitura de Porto Velho como a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo (SEMDSTUR) e a Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS).
A novidade do programa apresentada foi à criação da bolsa-formação, financiamento que dará direito a cursos gratuitos e de qualidade, e despesas como alimentação, transporte e todos os materiais escolares necessários que possibilitarão a posterior inserção profissional desses beneficiários.
No início da cerimônia o reitor substituto IFRO, Jackson Bezerra Nunes falou do prazer da instituição em beneficiar a formação que levará aos novos alunos um ensino de qualidade. “Vocês são privilegiados e o bom resultado só depende de vocês, sintam-se em casa”. Já Nina Cavalcante, diretora da educação profissional SENAC/RO, destacou, “podemos fazer um ótimo trabalho e desenvolver o empreendedorismo nessas pessoas, valorizar o comércio local e alcançar o nosso maior objetivo: trazer inclusão produtiva”.
O diretor regional do SENAI/RO, Vivaldo Matos falou da satisfação e do orgulho em receber os congratulados pelo PRONATEC, e complementando a palavra de Nina, o diretor observou sobre a saída da atividade extrativista para a industrial, o que requer profissionais qualificados em diversas áreas. “Ficamos surpresos pela grande procura de vagas em nossos cursos, e o SENAI/RO está preparado para receber esses novos alunos que terão a melhor estrutura e uma metodologia de excelência, tudo para formá-los com qualidade e atender a demanda industrial que Rondônia necessita”, exclamou.
A representante da SEMAS e também coordenadora de programas do Governo Federal, Benedita Nascimento enfatizou que os recursos federais serão investidos no êxito em superar a vulnerabilidade de famílias, e trazer inclusão social a essa população. Já Agnaldo Nepomuceno, da SEMDSTUR falou da responsabilidade e do alto grau de qualificação dos parceiros no empenho em profissionalizar os selecionados pelo programa.
Ao final, todos foram fortemente aplaudidos e em seguida convidados a participar de um coquetel, oferecido na área externa do teatro.
Para o presidente da FIERO, Denis Baú ressaltou mais uma vez a importante parceria entre a Escola SENAI com os demais colaboradores do Pronatec. “A força de cada um vai além de ampliar a educação escolar e profissional e contribuir de forma positiva na vida desses alunos, consequentemente uma melhor qualidade de vida em nosso estado, tanto para indústria e seus trabalhadores, tanto para os que vivem nesta terra cujo crescimento vertiginoso exige mão de obra qualificada para contribuir com seu trabalho para o fortalecimento da indústria e o crescimento do estado de Rondônia”, concluiu.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!