IPHAN alerta MPF e MPE sobre o não cumprimento das medidas compensatórias da AHE

IPHAN alerta MPF e MPE sobre o não cumprimento das medidas compensatórias da AHE

IPHAN alerta MPF e MPE sobre o não cumprimento das medidas compensatórias da AHE

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional –IPHAN, através da sua Superintendência em Rondônia enviou, por solicitação do MPF, a descrição da situação atual das medidas mitigadoras e compensatórias constantes na Licença de Instalação emitida pelo IBAMA para o empreendimento AHE Jirau.
 No documento, o IPHAN alerta que “é notório que o empreendedor não vem a cumprir com inúmeros pontos acordados na concessão da Licença de Instalação, pois está realizando ações sem todas as devidas anuências do Instituto, não corroborando para a sustentabilidade cultural no estado e no país “.
 O Superintendente do IPHAN em Rondônia, Beto Bertagna demonstrou preocupação pois “algumas exigências claras colocadas no documento que possibilitou a LI, como a restauração de duas locomotivas em Guajará-Mirim, a construção de um Centro Cultural adequado em Nova Mutum e seu Museu a Céu Aberto estão sendo negligenciadas pelo empreendedor, que em diversas manobras de caráter diversionista tenta se desonerar das obrigações “ .
“A Prefeitura Municipal de Guajará-Mirim já expressou o interesse em realizar a gestão dos benefícios que as medidas trariam à cidade “, concluiu Bertagna
 O documento, de mais de 50 páginas,foi enviado à Secretaria de Execuções da Tutela do Ministério Público Federal em RO e à Coordenação do Grupo de Trabalho das Usinas , do Ministério Público Estadual.
Em seu conteúdo estão descritos vários pareceres técnicos com a descrição de irregularidades como a construção do Centro Cultural de Nova Mutum, sem todas as aprovações necessárias do IPHAN e que o empreendedor está tentando de todas as maneiras “entregar” como se a medida estivesse integralmente executada e pronta.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS