“O que estamos vivenciando aqui no estado de Rondônia é algo grandioso. Essa caravana é um ato histórico”, conta Roosevelt Queiroz Costa, presidente do Tribunal de Justiça. O motivo do elogio foi a caravana de visitação realizada pela Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO) às empresas de Porto Velho. O evento, jamais visto em todo o país, contou com a participação de autoridades do Poder Judiciário. O objetivo foi apresentar as demandas das empresas da capital para a comitiva presente na ocasião. Com a realização do mesmo, autoridades, promotores, representantes do Tribunal Regional do Trabalho (TRT 14ª Região), do Tribunal de Justiça (TJ/RO), Ministério Público Estadual (MP/RO), da Prefeitura de Porto Velho, assim como diretores e colaboradores do Sistema FIERO (SESI, SENAI e IEL), puderam avaliar em loco a realidade das indústrias do estado.
Ao todo, foram visitadas sete empresas. Entre elas, destacam-se a Panificadora Norte Pão, a Fábrica de Cimentos da Votorantim, a Escola Metal Mecânica do SENAI – em fase de construção, a Indústria de Pré-Moldados de Concreto - Casa Fácil, a Indústria Metalúrgica IMMA, Condor Móveis, Confecção Bigmar e a Indústria da Coca-Cola Rondônia Refrigerantes.
De acordo com Denis Baú, Presidente da FIERO, a iniciativa possibilitou a interação entre os empresários e os representantes do Poder Judiciário. “Esta Caravana é uma ação singular. Fico emocionado em ver os nobres representantes do Poder Judiciário e demais autoridades presentes neste evento”, diz.
Para Alexandre Jésus Santiago, representante do Ministério Público, a Caravana possibilitou avaliar de perto a atual situação do empreendedor portovelhense. “É uma oportunidade ímpar para o Ministério Público conhecer o nosso Parque Industrial que está em pleno crescimento. Podemos ver o que está acontecendo fora do escritório, porque nós ficamos muito tempo dentro do recinto, sem estabelecer contato direto com os assuntos demandados no nosso trabalho”.
Além das empresas em pleno funcionamento, a caravana também visitou as obras da escola Metal Mecânica do SENAI, onde Denis Baú reiterou a importância que a instituição terá na formação de novos profissionais na área de tecnologia, quando a mesma der início as suas atividades. “Ao refletirmos a educação como o caminho para a sustentabilidade do progresso do Brasil e ao considerarmos as perspectivas positivas de desenvolvimento industrial do nosso estado, o sistema FIERO – com visão no futuro – oportunizará aos cidadãos rondonienses a mais alta tecnologia e estudos avançados em um complexo tecnológico”.
Confirmando a importância da FIERO no meio empresarial, o Gerente Financeiro da IMMA, Roberto Stefaneli, ressaltou o apoio da Federação no início das instalações da empresa na cidade de Porto Velho. “Sabíamos da importância da FIERO e do SENAI para o estado em termos de indústria. E a IMMA conquistou reconhecimento mediante uma rede de contatos importantes em Rondônia, justamente por ter participado da FEIRON e por ter esta parceria positiva com a FIERO”, comenta.
O gerente falou também do apoio do Governo do Estado e da Prefeitura de Porto Velho. Mas destacou como fundamental, o apoio que a Federação das Indústrias ofereceu de forma incondicional. Ele considera a FEIRON e, consequentemente, a FIERO, grandes responsáveis pela IMMA pertencer ao estado de Rondônia.
Ao final da Caravana, Ivandro Behenk, Presidente do Sindicato das Indústrias Madeireiras de Pimenta Bueno, em breve manifestação, enalteceu o trabalho arrojado e inédito que o Presidente Denis Baú vem realizando a frente da FIERO.
A Caravana realizada foi mais uma ação voltada para a promoção de desenvolvimento integrado da economia do estado, estimulando investimentos da classe empresarial, responsável por grande parte dos empregos gerados em Rondônia.