O público formado por diretores, empresários, alunos, colaboradores e comunidade em geral, não economizou aplausos durante o desfile de conclusão do curso de Desenhista de Moda da Escola SENAI Marechal Rondon, realizado no final da tarde de sexta-feira, 17. Durante o evento promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/RO), com apoio do Sistema FIERO e do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Rondônia (Sindivest/RO), foram apresentadas ao público peças criadas pelos próprios alunos.
O presidente da FIERO, Denis Baú ressaltou a importância de valorizar a produção local e mostrar a potencialidade da moda e do vestuário rondonienses pela altíssima qualidade dos produtos que são altamente competitivos em qualquer mercado, seja interno ou externo. “Tive a oportunidade de conferir o trabalho destes novos profissionais e fiquei emocionado com a capacidade, a inovação e criatividade destes jovens desenhistas de moda, agora formados pelo SENAI Rondônia. Motivo renovado de orgulho para todos nós que fazemos o Sistema FIERO”, disse.
Baú agradeceu o governo federal, o governo de Rondônia e a Prefeitura de Porto Velho. “A FIERO, o SENAI e o Sindivest estão sensíveis as demandas do mercado deste importante segmento produtivo do nosso Estado e por isso trabalhamos para capacitar cada vez mais profissionais para atuarem, não apenas nas grandes, e nas pequenas indústrias também”, afirmou.
Aos formandos, a presidente do Sindivest/RO, Helena Riça Mourão pediu que acreditassem no mercado crescente da confecção em Rondônia. “O mercado está ansioso por mão de obra capacitada, qualificada pelo SENAI”. Helena falou sobre a importância do Pronatec que investe no SENAI. “Estamos de parabéns, pois o SENAI de Rondônia é o primeiro nesta arrancada nacional do Pronatec. Parabéns aos novos profissionais, que mostraram neste desfile o quanto estão preparados para novos desafios”, finalizou.
Com o crescimento das Indústrias de Confecção no estado de Rondônia, o SENAI vem investindo cada vez mais em equipamentos de última tecnologia e também em capacitação de profissionais formando mão de obra qualificada para atender o mercado local. A área do vestuário é um segmento novo dentro do SENAI Rondônia em expansão trazendo a classe jovem para esse conhecimento, juntamente com o Programa Pronatec. Depois de uma consultoria técnica feita para verificar a necessidade de cada empresa, hoje a Escola SENAI conta com quatro laboratórios instalados nos municípios de: Porto Velho, Cacoal, Vilhena e no Gira SENAI (Unidade Móvel).
O laboratório de Porto Velho conta hoje com seis modalidades: Desenho e Criação de Moda; Modelagem Industrial; Costura Industrial; Risco e Corte Industrial; Bordados Computadorizados; Serigrafia e CAD – Audaces.
O diretor regional Vivaldo Matos comentou que a área do vestuário é um segmento novo dentro do SENAI Rondônia em expansão trazendo a classe jovem para esse conhecimento, juntamente com o Programa Pronatec. “Depois de uma consultoria técnica feita para verificar a necessidade de cada empresa, hoje a Escola SENAI conta com quatro laboratórios instalados nos municípios de: Porto Velho, Cacoal, Vilhena e no Gira SENAI (Unidade Móvel). Seis modalidades compõem o laboratório de Porto Velho: Desenho e Criação de Moda; Modelagem Industrial; Costura Industrial; Risco e Corte Industrial; Bordados Computadorizados; Serigrafia e CAD – Audaces”, afirmou.
“O desfile de conclusão do curso de Desenhista de Moda foi uma ótima oportunidade por possibilitar aos formandos a chance de expor suas peças conceituais inspiradas em um painel cujo tema foi escolhido e elaborado pelos próprios alunos, mostrando capacidade de atuar superando os desafios do mundo da moda”, destacou a técnica de Vestuário da Escola SENAI Marechal Rondon, Cida Ramiro.
A gerente de Educação Profissional da Seduc/RO, Tereza Sabino marcou presença no evento representando a Secretaria Estadual de Educação.