Muito de simulação – Por Valdemir Caldas
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O primeiro dia de trabalho da Assembléia Legislativa de Rondônia mostrou um distanciamento grave entre o exercício da atividade parlamentar e as questões de interesse da sociedade.
A cada dia, a política praticada pela dita “casa do povo” ganha contornos de politicagem, muito bem paga, diga-se de passagem. Afinal, além do polpudo salário, os senhores deputados recebem uma fantástica ajuda de custo para torrar com conta de telefone, passagens, moradia, combustível, dentre outras mordomias.
O tom dos discursos foi marcado entre os que se dizem oposição e os que se consideram situação. Não se viu nem ouviu nada de concreto que sintetizasse os anseios da população.
Não se pode usufruir do dinheiro público para discutir inutilidades, que vão do nada a lugar nenhum, banalizando os espaços e as questões.
Lamentavelmente, se a opinião pública não se posicionar de forma firme e dar visibilidade a essa manifestação, atitudes como as que marcaram a abertura dos trabalhos da ALE continuarão a se realizar dentro de aparente normalidade.
Que moral tem um poder desse para cobrar retidão dos demais, quando ele próprio não dá o exemplo. A população exige novas condutas dos seus representantes, aqui e alhures. Mesmo sem a articulação deseja, tem ela lutado bravamente na defesa dessa mudança, mas, infelizmente, tem pregado a ouvidos moucos.
Bom seria que legisladores e administradores da coisa pública auscultassem as vozes das ruas e fizessem prevalecer à vontade social, como asseguram durante as campanhas eleitorais, assumindo, dentro daquilo que é responsabilidade de cada um, a tarefa que lhes foi delegada pelo povo.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!