DIAMANTES - Denúncia apura desaparecimento de mais garimpeiros na chacina da Reserva Roosevelt

DIAMANTES - Denúncia apura desaparecimento de mais garimpeiros na chacina da Reserva Roosevelt

DIAMANTES - Denúncia apura desaparecimento de mais garimpeiros na chacina da Reserva Roosevelt

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Ocorrido em 2004, o massacre de 29 garimpeiros na Reserva Roosevelt, em Espigão D´Oeste, por ordem de guerreiros da etnia Cinta-Larga, até hoje repercute. Vários índios e caciques supostamente envolvidos no massacre ainda não foram julgados pela Justiça Federal, a Reserva, por ser muito grande (valiosa), vive na iminência de invasão e até hoje não se tem idéia do prejuízo ambiental e financeiro que o Estado arcará por causa dos anos de exploração indiscriminada. Fora isso, há ainda a denúncia de um ex-governador no Estado no esquema de contrabando.
 Passados quase oito anos do massacre, que repercutiu em nível mundial, dado a descoberta da maior jazida de diamantes a céu aberta do Planeta, ainda há outras perguntas sem respostas. Em dezembro do ano passado, uma pessoa de nome Alex Torres Brandão procurou a sede do Ministério Público Federal em Rondônia e prestou um termo de declaração. O assunto: seu pai e seu tio desapareceram dentro da Reserva Roosevelt na época do massacre. Ao tomar conhecimento da denúncia, o MPF-RO determinou a abertura de inquérito e novas diligências deverão ser feitas no local.
 A denúncia feita pelo cidadão Alex Torres é grave porque pode revelar novos fatos e mais questionamentos sobre o massacre: será que outros garimpeiros não foram mortos e não foram encontrados pela perícia técnica que foi ao local resgatar os corpos semana após o massacre? Qual foi, na realidade o total de mortos chacinados na emboscada de 7 de abril?. O MPF-RO já solicitou à PF-RO informações sobre eventuais resgates de vestígios humanos do interior da Reserva Indígena Roosevelt, da época da chacina até o fato objeto do presente.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS