Dezesseis alunos do Centro Educacional Mojuca viverão neste ano, a experiência de representar a população portovelhense no Poder Legislativo na condição de parlamentar. Essa atividade extraclasse será possível graças ao Projeto Vereador Por um Dia que consiste na realização de uma sessão simulada no plenário da Câmara Municipal de Porto Velho. Ao invés de legisladores, os trabalhos legislativos são conduzidos por estudantes que são eleitos pelos seus colegas de escola. O evento voltou a ser realizado no ano passado em atendimento a solicitação da vereadora Mariana Carvalho (PSDB.
Ela solicitou à Mesa Diretora, da qual é primeira secretária, o cumprimento de uma resolução apresentada em 1997 pelo ex – vereador Paulo Moraes, autor da propositura que visa aproximar a classe estudantil da Casa de Leis.
“O Colégio Mojuca, que é o primeiro estabelecimento de ensino a participar dessa importante ação educativa neste ano”, adianta a tucana, ressaltando que antes da realização da solenidade, os estudantes participam de palestras sobre o funcionamento do Poder Legislativo.
A diretora do Centro Educacional Mojuca, Erilene Silveira, anunciou que logo no inicio das aulas deste ano letivo, a coordenação pedagógica realizará a eleição entre os candidatos a representar a comunidade no plenário da Câmara Municipal de Porto Velho.
“Um dos pilares da nossa proposta pedagógica, é viabilizar ao educando a oportunidade de aprender de forma inovadora”, declarou ela.
“Essa vivência da democracia no Poder Legislativo é muito pertinente”, completou a educadora, ressaltando que a iniciativa da vereadora Mariana Carvalho é oportuna, pois a opinião publica assume cada vez mais um papel critico e reflexivo sobre o desempenho do parlamento.