O Ministério Público de Rondônia, em parceria com as instituições que fazem parte da Rede de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, lançou nesta segunda-feira, dia 13 de fevereiro, uma campanha para coibir e reduzir todos os tipos de violência contra crianças e adolescentes durante o período de carnaval.
Com o slogan “Faça Bonito: Neste Carnaval Proteja Nossas Crianças e Adolescentes”, a campanha vai funcionar a partir de sensibilização e informação por meio da divulgação de um vídeo em redes de televisão e rádio de todo o Estado.
Além do vídeo, durante o desfile dos blocos e escolas de samba, a cada meia-hora serão veiculadas mensagens da campanha e distribuídos leques com orientações aos foliões. O conteúdo informativo da campanha foi trabalhado nas escolas e nos ensaios de escola de samba e blocos carnavalescos e também serão realizados pit stops.
A campanha foi lançada no auditório do edifício-sede do Ministério Público de Rondônia com a presença do Subprocurador-Geral de Justiça, Cláudio José de Barros Silveira; da diretora do Centro de Apoio Operacional da Infância (CAO-INF), Tânia Garcia Santiago; dos Promotores de Justiça da Infância Marcos Valério Tessila, Marcelo Lima de Oliveira e Maira de Castro Coura Campanha; da Coordenadora da Rede de Enfrentamento ao Abuso Sexual e Exploração Sexual de Criança e Adolescentes, Denise Campos, e do presidente do Conselho Estadual de Políticas Públicas de Combate às Drogas, Nerival Pedraça, além de representantes do Corpo de Bombeiros, Coronel Gilvan Gregório; da Secretaria de Segurança, Delegada Noelle Carolina Ribas; da Secretaria Estadual de Assistência Social, Marcos Antônio Félix, e da Secretaria Municipal de Assistência Social, Adriene do Nascimento Soares.
O secretário-adjunto da Secretaria de Estado de Assistência Social, Marcos Antônio Félix, elogiou a iniciativa do Ministério Público de Rondônia em mobilizar as instituições de proteção aos direitos de crianças e adolescentes para realização da campanha, em conjunto, no carnaval. De acordo com a Promotora de Justiça Tânia Garcia Santiago, no carnaval há um maior número de casos de violência sexual contra crianças e adolescentes, por isso foi tomada a iniciativa de reforçar, por meio da rede, medidas de combate a todo tipo de violência contra o segmento.
De acordo com os dados do Disque Denúncia, em 2011 foram registrados em Rondônia 1.160 casos de violência contra crianças e adolescentes. Desse total, o maior número de casos foi de negligência, 389; 264 de violência física; 247 de violência psicológica e 165 de abuso sexual. Foram também registrados 38 casos de violência com lesão corporal, 24 de exploração sexual sem intermediários e 32 de exploração sexual com intermediários.