A política de segmentação e regionalização do turismo foi debatida na semana passada em Brasília, durante o Fórum Nacional de Turismo (Fornatur), colegiado que reúne secretários de turismo de todo o Brasil. O superintendente de Turismo de Rondônia, Basílio Leandro participou do evento que foi presidido pelo ministro do Turismo, Gastão de Oliveira.
Basílio Leandro participou ainda de uma audiência na Advocacia Geral da União (AGU) para tentar resolver o impasse com a Marinha do Brasil, acerca da reintegração de posse do galpão 3 da Estrada de Ferro Madeira Mamoré. O superintendente pleiteia, juntamente com a Prefeitura de Porto Velho, que o referido galpão seja devolvido ao município, em função do apelo turístico do complexo, um dos maiores do Estado. Cerca de 10 mil pessoas circulam nas dependências da Estrada de Ferro a cada final de semana, segundo estimativas da Setur.
Leandro esteve também com o presidente da Embratur, Flávio Dino, com quem tratou de algumas prioridades para fomentar o turismo em Rondônia. Contemplou-se a possibilidade de aprovação de vários projetos, inclusive no tocante a capacitação de pessoal. Na mesma reunião foram discutidos detalhes de como a Embratur pode ajudar na divulgação do Estado de Rondônia no cenário internacional. Ficou acertado que uma equipe de Brasília virá a Rondônia ministrar um seminário com todo o trade de turismo.
Basílio confirmou a presença de Rondônia na Feira Internacional de Turismo de Lisboa, em Portugal, onde montará um estande. Na seqüência foram contatados agentes emissores europeus para uma possível participação na Feira de Turismo de Berlim na Alemanha. Existem contatos preliminares também com a Embaixada da Bélgica, que demonstrou interesse em conhecer Rondônia.
O superintendente de Turismo visitou ainda a Embaixada da Inglaterra, onde foi recebido pelo embaixador Alan Charlton, que confirmou uma visita a Rondônia ainda neste ano, e esteve também na Embaixada dos Estados Unidos, onde confirmou a vinda do embaixador americano. Leandro recebeu vários elogios feitos ao governador Confúcio Moura pelo adido cultural do EUA, Justen Thomas, por conta da atenção dispensada na ocasião de sua visita ao Estado.
Por fim, Basílio Leandro teve uma reunião que considerou muito produtiva, com o diretor de Infra-Estrutura Turística do Ministério do Turismo, Neusvaldo Ferreira Lima, com quem tratou de várias possibilidades de apoio ao turismo.