A Associação Comercial e Industrial de Ariquemes (ACIA) prepara uma mobilização para a estruturação de um aeroporto no município, para atender os mais de 300 mil habitantes da região Vale do Jamari.
Em audiência com o prefeito de Ariquemes, Márcio Raposo, diretores da ACIA ressaltaram a necessidade de um aeroporto no município para o desenvolvimento econômico da região. “Muitos empresários deixam de investir em Ariquemes e na região pela falta de voos regulares e a necessidade de desembarcar em cidades de outras regiões, o que acaba aumentando o tempo tornando as viagens de negócio mais demoradas e os grandes investidores não têm muito tempo a perder”, lembra o diretor da ACIA Francisco Hidalgo Farina.
O presidente da ACIA, Jonas Perutti, também ressaltou a necessidade de voos regulares para atender a população do Vale do Jamari. “Hoje temos uma grande demanda na região, que precisa se deslocar para outros municípios para ter acesso a voos comerciais”, lembra Perutti.
O prefeito Márcio Raposo ressaltou a necessidade de parcerias entre o Estado, Município e empresários para que o projeto de um aeroporto para Ariquemes possa ser transformado em realidade. “A prefeitura pode entrar como uma das parceiras deste projeto, porque o nosso desejo é de Ariquemes continue crescendo e progredindo, mas é necessário um esforço conjunto da classe política e empresarial para que possamos ter um aeroporto em Ariquemes”, avalia.
Como resultado da audiência com o prefeito Márcio, os diretores da ACIA vão encaminhar pedido de agendamento de reunião com o governador Confúcio Moura, para tratar da viabilidade da construção do aeroporto.
Ariquemes já possui uma pista de pouso e decolagens homologada pelas autoridades do setor aéreo. Para que aeródromo possa receber voos comerciais é necessária a ampliação da pista, construção de salas de embarque e desembarque e o aparelhamento necessário para o funcionamento de um aeroporto.