O presidente do CRC – RO – Conselho Regional de Contabilidade do Estado de Rondônia, contador Antonio Rocha encaminhou pedido de suspensão ou cancelamento do Concurso público para Técnico-Administrativo da Unir – Universidade Federal de Rondônia, edital 08/2011 – auditor e contador – por não atender aos requisitos das Leis 4.320/64 e 8.666/93. O documento foi encaminhado ontem, a reitora da Unir professora, doutora Maria Cristina Victorino de França.
De acordo com o presidente do CRC Antônio Rocha, o Concurso oferece seleção de uma vaga para auditor e duas para contadores a ser lotado no Campus de Porto Velho. Para o Cargo de Auditor, entre os requisitos requer a qualificação de Curso Superior em Ciências Contábeis e omite a devida regularização do Registro Profissional no Conselho Regional de Contabilidade de Rondônia - CRCRO. “E é neste conceito que buscamos a defesa de nossa categoria”, explicou Rocha.
O Conselho Regional de Contabilidade tem como missão promover o desenvolvimento da profissão contábil, primando pela ética e qualidade na prestação dos serviços, realizando o registro, fiscalização e a educação continuada dos contabilistas, “vem solicitar a suspensão ou cancelamento do Concurso Público para Técnico- Administrativo da UNIR – Edital n. 08/2011 GR publicado em 24/11/2011 e alterações conforme Edital n. 12/GR de 19/12/2011 por irregularidade no Edital”.
Nas considerações apresentadas no documento encaminhado à reitora da Unir, o presidente Antônio Rocha explica entre outros pontos que no Edital não esta explícito a necessidade de conhecimentos referente às Normas Brasileiras de Contabilidade do Setor Público - NBC TSP editadas pelo Conselho Federal de Contabilidade - CFC, e, que devem ser aplicados conforme legislação.
E, por estas e outras considerações, e prerrogativas da profissão contábil, e ainda pela proteção da sociedade “vimos solicitar suspensão ou cancelamento” do Concurso.