CAOS - Guajará Mirim volta a conviver com problemas de energia
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A população de Guajará Mirim começa a viver novamente o caos de energia elétrica que vivenciava na década de 80, quando os motores geradores eram velhos e defeituosos. Mas o problema atual não tem nada a ver com máquinas obsoletas e sim com uma linha de transmissão frágil e um atendimento demorado e pouco eficiente da Eletrobrás, antiga Ceron.
É comum a interrupção de energia por problemas em fios e transformadores, prejudicando a população do município, porém o mais grave é a demora em solucionar o problema. O serviço de atendimento ao cliente através do telefone funciona no Rio de Janeiro e até a informação chegar ao escritório local já se passaram duas, três horas. Mesmo quando se trata de uma solução simples como ligar a “canela” (uma espécie de chave de proteção) que desarmou.
Outro problema é a falta de equipamentos na manutenção. No início de janeiro um poste caiu e não havia caminhão muck, sendo necessário esperar um veículo deslocar de Porto Velho. Há casos em que a interrupção demorou quase dez horas e prejudicou muito a bacia leiteira do município. Vários produtores perderam o leite. Comerciantes que dependem do resfriamento para manter seus produtos também sofreram prejuízos. Há reclamações também em relação ao atendimento do chefe do escritório, elevado ao posto por indicação partidária.
A Associação Comercial de Guajará Mirim já se movimenta para protestar contra as constantes interrupções de energia e as limitações de manutenção do escritório local se a concessionaria não der maior atenção ao município.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!