Sine cadastra trabalhadores e oferece mais de mil vagas para cursos profissionalizantes
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O Sistema Nacional de Emprego – Sine - em Porto Velho realiza uma média de 200 atendimentos por dia, entre eles, cerca de 80 cadastramentos de candidatos a uma vaga de trabalho, sendo que deste total 30% são encaminhados para o mercado, mas nem todos conseguem colocação devido a falta de qualificação exigida pelos empregadores.
Para minorar a insuficiência de profissionais qualificados a secretaria de Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo (Semdestur) vem disponibilizando cursos de qualificação e capacitação. No momento a secretaria está oferecendo 1080 vagas, através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e as inscrições podem ser feitas no horário das 8 às 14 horas, na secretaria municipal de Assistência Social (Semas); Sine Municipal, na sede da secretaria municipal de Desenvolvimento e Turismo (Semdestur); na Casa da Juventude; no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), da zona Sul e Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres (CMPPM).
Seguro Desemprego
Para usuários do Sine, que procuram dar entrada no seguro desemprego são distribuídas diariamente 70 senhas, mas devido a atualização que está sendo realizado no Sistema nacional de cadastramento o atendimento está acontecendo parcialmente. Enerli Pereira, do Sine Municipal, pede aos usuários um pouco de paciência. “A atualização está acontecendo nacionalmente e deve estar resolvida em cerca de quinze dias e quem retirar a senha e não for atendido pode voltar no dia seguinte com a mesma, teremos um guichê reservado a estes atendimentos”, esclarece ela.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!