Falta de identidade paterna em certidões motiva recomendação do MP em Guajará

Falta de identidade paterna em certidões motiva recomendação do MP em Guajará

Falta de identidade paterna em certidões motiva recomendação do MP em Guajará

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Ministério Público de Rondônia, por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Guajará-Mirim, expediu recomendação aos cartórios de registro civil de Guajará-Mirim e de Nova Mamoré, em que orienta oficiais do registro a adotarem procedimento administrativo de averiguação oficiosa de paternidade nas hipóteses em que a mãe da criança comparece para registrar o filho e não declara o nome do suposto pai.
A recomendação foi elaborada pelo Promotor de Justiça Substituto Eider José Mendonça das Neves, com base na situação de crianças e adolescentes que não têm o nome paterno na certidão de nascimento, fato que poderia ser solucionado caso os cartórios buscassem informações junto à mãe acerca da identidade paterna, deflagrando assim o referido procedimento de averiguação oficiosa.

A medida adotada pelo integrante do Ministério Público visa igualmente orientar os cartórios a coibirem o registro de nascimento em nome próprio de filho alheio, prática considerada crime contra o estado de filiação pelo Código Penal e conhecida vulgarmente como “adoção à brasileira”. Por meio do documento, o Promotor de Justiça recomendou ainda que o oficial de registro advirta acerca das sanções legais casais que eventualmente comparecem ao cartório para procederem dessa forma, oportunidade em que devem ser orientados a buscarem o Juizado da Infância e Juventude a fim de se habilitaram para a adoção.

De acordo com o Promotor de Justiça, ao expedir a recomendação, o Ministério Público busca resguardar o direito de crianças e adolescentes ao estado de filiação, conhecendo sua real identidade paterna.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS