Confúcio e a espada de Dãmocles – Por Gomes de Oliveira

Confúcio e a espada de Dãmocles – Por Gomes de Oliveira

Confúcio e a espada de  Dãmocles – Por Gomes de Oliveira

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Era uma vez, um Rei chamado Dionísio, monarca de Siracusa, a cidade mais rica da Sicília. Naturalmente, por ser rico e poderoso, muitos siracusanos invejavam-lhe a sorte. Damocles estava entre eles, dizia-lhe freqüentemente.
Que sorte a sua! Você tem tudo que se pode desejar.
- Ora essa! Você acha mesmo que eu sou mais feliz do que todo mundo?
O amigo respondeu
- Mas é claro! Olhe só o seu tesouro e todo o seu poder!
- Talvez você queira trocar de lugar comigo - disse Dionísio.
- Ora, eu nem sonharia com uma coisa dessas! Mas se eu pudesse ter sua riqueza e desfrutar de todos esses prazeres e da posição de comando por um dia apenas, não desejaria felicidade maior.- Pois bem! Troque de lugar comigo por um dia apenas e desfrute disso tudo.E então, no dia seguinte, Dâmocles foi levado ao palácio e todos os criados reais lhe puseram na cabeça a coroa de ouro do Rei. Ah, isso é que é vida! - confessou a Dionísio, que se encontrava sentado à mesa, na outra extremidade. - Nunca me diverti tanto.e sentado no trono ficou extasiado pela pompa e pelo poder.De repente Dâmocles enrijeceu-se todo. O sorriso fugiu-lhe dos lábios e o rosto empalideceu. Suas mãos estremeceram. Pois havia observado que pendia bem acima de sua cabeça uma espada, presa ao teto por um único fio de crina de cavalo. A lâmina brilhava, apontando diretamente para seus olhos. Ele foi se levantando, pronto para sair correndo, mas deteve-se tremendo que um movimento brusco pudesse arrebentar aquele fiozinho fino e fizesse com que a espada lhe caísse em cima. Ficou paralisado, preso ao assento.
- O que foi, meu amigo? - perguntou Dionísio
- Essa espada! Essa espada! - disse o outro, num sussurro - Você não está vendo?
- É claro que estou. Vejo-a todos os dias. Está sempre pendendo sobre minha cabeça e há sempre a possibilidade de alguém ou alguma coisa partir o fio. Um dos meus conselheiros pode ficar enciumado do meu poder e tentar me matar. As pessoas podem espalhar mentiras a meu respeito, para jogar o povo contra mim. Ou então, posso tomar uma decisão errônea que leve à minha derrocada. Quem quer ser rei, ocupar as primeira posições e controlar a ferro e fogo tudo e todos, precisa estar disposto a aceitar esses riscos. Eles vêm junto com o poder, percebe?
- É claro que percebo! - disse Dâmocles - Vejo agora que eu estava enganado e que você tem muitas coisas no que pensar além de sua riqueza, fama e posição. Por favor, assuma o seu lugar e deixe-me voltar para a minha modesta casa.Até o fim de seus dias, Dâmocles não voltou a querer trocar de lugar com o rei , nem por um momento sequer. (Dâmocles, Relatado por Marcus Tullius Cicero(106 a.C. - 43 a.C.) , em Tusculanae disputationum(1), libri III, 45 a.C, )
Nosso governador Confúcio Moura, realmente vive com a espada de Damocles sobre sua cabeça. bem em cima da cadeira de Governador do Estado, e parece que todo dia , ele mesmo, faz com que o fio da crina de cavalo que a sustenta perca a força.
Pois através de seu blog, Confúcio, municia a oposição e seus adversários, escancarando junto ao publico sua equipe e seu programa de governo.
O governo Confúcio sangra em publico. Pois o mesmo através de sua retórica,via blog, entrevistas, ( e bote retórica nisso). Esta sempre desancando sua equipe.
O morde e assopra de Confúcio é algo inacreditável, uma hora ele morde alguém de sua equipe, depois assopra, ele faz com que sua equipe sangre em publico também.
 Veja o que Confúcio disse em seu blog na pag 77, em 04.07.2011 disse, sobre seus dois Secretários de estado. “Meu querido amigo Chicão e Anselmo, Secretários de Cultura e Esportes de Rondônia e Agricultura. Um recado muito especial pra vocês:
este ano, o primeiro, tudo será perdoado, com o argumento de estarmos começando”
em outra postagem, via blog no dia 07.01.2012, na pag 07, comenta sobre o Secretário titular da Secel, ”Aqui em Rondônia, vejo que se pode fazer muito mais. Há uma timidez enorme por parte do próprio governo através da sua Secretaria. Há pouca criatividade e audácia”
Em outra postagem no dia 11 de Janeiro de 2012, na pagina 03, comenta sobre o Secretario chicão.. “Trata-se de um supercompanheiro”
 Incrível como o Governador Confúcio Moura expõe seu Secretario da Secel, parece que o nosso governador é adepto do chamado fogo amigo
O poder exige descrição, exige tato, é necessário ter um discernimento, para que nao exponha sua equipe e seu governo , numa situação de desgaste publico.
Em outra postagem no dia 27.01.2011, na pag. 142 o mesmo comenta “já estou percebendo encrenquinhas por ai, , claro que não permitir”, ao tecer estes comentários em seu blog, Confúcio aniquila o espírito de   união em sua equipe gerando grande intranqüilidade. Veja o que diz Confúcio em seu Blog, na pag. 98, no dia 17.01.2012.”E não me contrarie porque fico bravo”
Como já disse em artigos anteriores, não é de boa política contrariar esse pessoal. Confúcio é um locador do Palácio do governo, e o povo de Rondônia é o locatário, tem contrato de aluguel com ele, que terminará dia 31.outubro de 2014, se for um bom locador o povo renovara seu contrato de aluguel, tipo cuidar bem do palácio, de suas instalações, do prestigio do palácio, de sua historia, se não for terá uns 60 dias para desocupá-lo, e o contrato será rescindido, e será escolhido outro locador, ai para ele e sua equipe haverá choro e ranger de dentes.
 GOMES DE OLIVEIRA
EMPRESÁRIO- MEMBRO PMDB
 
 
 
 
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS